Lançamento

Livro aborda as lendas para os tempos modernos

Em "Romãozinho, tuiuiú e outros bichos", a escritora Monica Stahel apresenta para crianças lições de equilíbrio e pluralidade com personagens do folclore brasileiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Detalhe da capa do livro
Detalhe da capa do livro (livro)

Rio de Janeiro - De acordo com as lendas populares do Centro-Oeste, o Romãozinho é uma criança travessa que nunca cresce. Malvado de nascença, esse personagem sempre se divertiu em prejuízo dos outros, pregando peças e maltratando animais.

É essa lenda que serve como uma das principais bases para a escritora Monica Stahel levar ao público infantil uma história inédita. Em “Romãozinho, tuiuiú e outros bichps”, que é ilustrado por Luciana Romão, a história coloca em perspectiva a ação humana sobre o equilíbrio com o ambiente.

“É muito mais do que respeito à diversidade: é uma constatação da importância e da necessidade dela. É uma constatação do equilíbrio que há na natureza e que deve ser preservado: o que dá dor de dente no jacaré é o que alimenta o tuiuiú”, esclarece Monica sobre o que quer transmitir.

Stahel é uma escritora veterana na literatura infantojuvenil com experiência nesse estilo fabular para questões modernas. Também é uma tradutora consagrada. Tem no currículo inclusive traduções da famosa personagem argentina Mafalda, exemplo quando o assunto é levar temas contemporâneos para crianças.

Com “Romãozinho, tuiuiú e outros bichos”, ela quer mais do que tratar de ecologia e educar sobre o sensível equilíbrio do ser humano com o todo. “A ciência mostra que a interferência indiscriminada do ser humano nesses ciclos naturais causa o desequilíbrio, eliminando algumas espécies. Isso ocorre no meio animal, no vegetal e também no humano. A atual pandemia é mais um dos resultados desse desequilíbrio a partir de fora,” compara a escritora.

Ao procurar lendas do folclore nacional para transmitir suas visões, Monica também coloca em perspectiva outros meios de vivência. Ela menciona os indígenas, que “exercem naturalmente esse uso equilibrado da natureza”. Assim, temas urgentes como diversidade e vida sustentável são entrelaçados em sua obra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.