Estado Maior

Correndo por fora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Enquanto o governo federal segue sem conseguir dar conta de “abastecer” estados e municípios de doses de vacina em número o suficiente para fazer andar o Plano Nacional de Imunização (PNI), gestores estaduais e municipais vão se antecipando para tentar recuperar o tempo perdido.

Nas últimas duas semanas, em consórcios ou diretamente, governadores e prefeitos vêm se mobilizando para garantir a aquisição de imunizantes diretamente dos fabricantes no exterior.

Quem primeiro garantiu doses, na semana passada, foi o Consórcio Nordeste, que fechou com o Fundo Soberano Russo a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V.

De acordo com o planejado, haverá a entrega de 2 milhões de doses ainda em abril e de outras 5 milhões em maio.

Na esteira dessa negociação, a Bahia, o Maranhão e o Piauí também fecharam contratos específicos com o mesmo fundo, como parte do acerto geral.

Entre os prefeitos, a corrida é pela inclusão dos municípios num consórcio nacional que também deve viabilizar mais alguns milhões de doses de vacinas.

Todos correndo por fora para vacinar suas populações.

A nota ruim em toda essa mobilização é apenas que todos devem esperar uma falha no PNI, antes de efetivamente poder comprar as doses do exterior – de acordo com o que decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ou seja: o reforço só chegará mesmo, se o governo federal não der conta de imunizar a população a contento. E, se isso ocorrer, mesmo que o socorro de estados e municípios chegue, já terá havido prejuízo.


Investimento

Com o anúncio de compra de 4,5 milhões de doses de vacina Sputnik, o governo maranhense tomou uma das medidas mais importantes desde o início da pandemia.

O investimento anunciado é alto, no entanto, compreensível diante das vidas perdidas e que poderão ser salvas com a aquisição de imunizantes.

Segundo o governo, se a compra for consumada, as primeiras doses deverão chegar a partir do próximo mês de abril.

Sem pedido

Por sua vez, a Anvisa informou à coluna que por enquanto não há nenhum pedido de registro para uso da Sputnik V no país.

Segundo o órgão, nos casos de importação emergencial, o prazo para o procedimento - que normalmente é de até 30 dias - pode cair para sete dias.

A aposta do governo maranhense é que seja viabilizada a liberação da vacina russa para uso no país o quanto antes.

Mais estados

Além do Maranhão, outros dois estados do Nordeste já assinaram contratos parecidos com o do Maranhão: Bahia e Piauí.

Os baianos, por sinal, foram os primeiros a concluir negociação por doses da vacina russa.

Atual presidente do Consórcio Nordeste, o governador piauiense, Wellington Dias (PT), celebrou possibilidade de garantir mais vacinas ao país.

Explicações

A subprocuradora-Geral da República, Lindora Maria Araújo, determinou que os governadores dos estados e do DF informem dados sobre o fechamento de hospitais de campanha em meio à pandemia da Covid-19.

A PGR quer, até amanhã, informações sobre a data de desativação e o motivo do fechamento, bem como sobre a destinação dada aos insumos e equipamentos que compunham as estruturas.

No caso do Maranhão, o governo Flávio Dino montou, durante a primeira onda da Covid-19, dois hospitais de campanha: um em São Luís, outro em Açailândia. Ambos foram fechados ainda em 2020.

Fora

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou na terça-feira, 16, por 6 votos a 1, o nome do advogado Charles Dias da lista tríplice para vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

O caso estava parado em virtude de um pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes, que concluiu seu voto contra o advogado maranhense.

Dias integrava a lista tríplice junto com Eduardo Boures e Camila Ewerton Ramos, para disputar a vaga aberta com o fim do biênio do advogado Gustavo Vilas Boas, mas foi impugnado pelo primeiro.

Remoções
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aprovou ontem duas remoções de magistrados. O juiz Paulo do Nascimento Júnior, da Comarca de Cantanhede, foi removido, por merecimento, para Guimarães.

A vaga foi aberta em decorrência da promoção do juiz Samir Araújo Mohana Pinheiro, para o Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Santa Inês.

Para a Comarca de Amarante, foi removido, por antiguidade, o juiz Rafael Felipe de Souza Leite, titular de São Pedro da Água Branca - vaga em decorrência da promoção da juíza Selecina Henrique Locatelli para a 1ª Vara da Comarca de Grajaú.

E mais...
• O vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), e o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) estão cada vez mais próximos.

• No governo, há quem diga que a dupla pode formar a próxima chapa governista na corrida pela sucessão do governador Flávio Dino, em 2022.

• Seguem fortes nos bastidores os rumores de que o senador Roberto Rocha (ex-PSDB), deve se filiar ao republicanos, ex-casa de Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.