Alimentação

Alimentos que podem ajudar no combate ao Câncer

Alimentação e hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção da doença; estudos científicos revelam que 3 em cada 10 casos poderiam ser evitados se as pessoas mudassem alguns hábitos alimentares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Mudanças na alimentação pode ajudar na prevenção
Mudanças na alimentação pode ajudar na prevenção (alimentação)

São Luís- Uma alimentação saudável pode ajudar na prevenção de muitas doenças, e com o câncer não é diferente. O câncer é a segunda maior causa de morte por doença no Brasil, perdendo só para as doenças cardiovasculares. Estudos científicos revelam que 3 em cada 10 casos poderiam ser evitados se as pessoas mudassem hábitos como fazer atividade física, não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e dormir melhor.

Outro fator importante nessa situação é a alimentação balanceada, com a ingestão de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outros legumes. Os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, devem ser evitados, com isso novos casos de câncer ligados a esses fatores tendem a ser menos recorrentes.

A nutricionista do Grupo Mateus, Olímpia Fontenelle, reforça que nenhum alimento sozinho é capaz de proteger contra o câncer. “É necessário ter uma alimentação variada para que os alimentos trabalhem em conjunto a fim de terem essa característica anticâncer”, acrescenta.

A especialista indica alguns alimentos que podem ajudar nesta alimentação saudável e na prevenção contra o câncer do colo do útero e outros tipos de câncer. Confira:

Alho
É um alimento verdadeiramente maravilhoso, o alho é um poderoso antioxidante natural capaz de ajudar a frear a propagação de diversos tipos de tumores. É rico em vitamina C, selênio, manganês e vitamina B6 que atuam como antioxidantes e combatem os danos celulares causados pelos radicais livres. Diversos estudos descobriram que aqueles que comeram mais alho são menos propensos a desenvolver vários tipos de câncer, especialmente em órgãos digestivos, como o esôfago, estômago e cólon.

Uva
É um dos principais Alimentos que Combatem o Câncer. Pois, ele é Fonte de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres.

Tomate ou molho de tomate
Tanto o tomate como seu molho é rico em licopeno, que é um poderoso antioxidante para o organismo e o que mais tem efeito comprovado na prevenção de câncer, principalmente o de próstata.

Peixes de água salgada
Como salmão, sardinha e atum, por exemplo, são ricos em ômega-3, gordura saudável que atua como anti-inflamatório no organismo. Além de possuírem vitamina D que está ligado a uma melhor regulação de hormônios e prevenção de câncer do cólon, reto e de mama.

Chá Verde
O chá verde contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres que são células prejudiciais. Além disso, Estudos de laboratório descobriram que catequinas no chá pode encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.

Feijão
O Feijão Preto e branco reduz significativamente a incidência de câncer de cólon, pois aumentam os níveis do butirato, que, em altas concentrações, tem efeito protetor contra o surgimento do câncer. Além de ser eficaz contra o câncer de mama. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.