Vacinação

Imunizante adquirido pelo MA possui 91,6% de eficiência

Sputnik V está sendo utilizada em mais de 40 países

Thiago Bastos / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Sputinik V deve ser usada no maranhão em breve
Sputinik V deve ser usada no maranhão em breve (Sputinik V)

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão informou a O Estado que o imunizante, produzido pelo laboratório Gamaleya da Rússia, possui eficácia de 91,6%, conforme dados publicados em revistas científicas internacionais.

A negociação para a compra das doses foi iniciada no ano passado, por meio do Consórcio Nordeste, mas o contrato é assinado pelos estados, diretamente. Ao todo, serão 37 milhões de doses adquiridas pelos estados, que pretendem repassar as vacinas ao Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o governador Flávio Dino (PCdoB), a Sputnik V está sendo utilizada em mais de 40 países. “A vacina é certificada e autorizada por várias agências sanitárias do mundo e, por isso, consideramos que é um caminho a mais para nós podermos cumprir esse objetivo fundamental, para proteger a vida, a saúde, a economia e os empregos. Garantir que além da prevenção, além da assistência hospitalar, nós tenhamos o avanço da vacinação”, disse.

Caso não haja interesse do Ministério da Saúde em adquirir as doses compradas pelos estados, o primeiro lote da Sputnik V deve chegar ao Maranhão em abril, com os imunizantes já prontos para aplicação. O calendário de entregas segue até julho, com capacidade para vacinar mais de 2,2 milhões de maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.