Eleições 2022

Rocha tenta migrar a partido de Bolsonaro

Estratégia é fortalecer projeto de candidatura ao Governo do Estado para a sucessão de Dino em 2022; PSL é o caminho mais provável para os dois

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(RobertoRocha)

SÃO LUÍS - O senador Roberto Rocha (sem partido) deve ter o PSL como destino para a disputa das eleições de 2022 no Maranhão. Fora do PSDB por causa da chegada na sigla do vice-governador e adversário político, Carlos Brandão, Rocha tenta migrar agora para a mesma legenda que deverá abrigar o presidente da República, Jair Bolsonaro.

A estratégia de Roberto Rocha é fortalecer o seu projeto de candidatura própria ao Governo do Estado, na sucessão do governador Flávio Dino (PCdoB).

Na última semana a direção nacional do PSL voltou a tratar como possível o retorno de Bolsonaro ao partido que o elegeu em 2018.

Deputados federais e senadores que integram a bancada governista aprovam a articulação, uma vez que a legenda possui estrutura para sustentar uma eventual candidatura do presidente à reeleição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo ano.

O presidente da sigla, Luciano Bivar, afirmou à imprensa que a volta de Jair Bolsonaro é ‘complexa’. Apesar disso, ele não descarta a possibilidade. O presidente estadual do PSL de Minas Gerais, Marcelo Freitas, por sua vez, assegurou que o PSL está “de portas abertas” para o chefe da União.

Estratégia - Roberto Rocha entende que ingressar na mesma legenda o fará automaticamente, o “candidato” de Bolsonaro no Maranhão. Isso o fortaleceria na disputa contra os candidatos alinhados ao grupo do governador Flávio Dino.

Além de Carlos Brandão, já se movimentam como pré-candidatos o senador Weverton Rocha (PDT) e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). Apesar de afastado hoje do núcleo do Palácio dos Leões, Josimar foi eleito em 2018 na base de Dino.
No início do mês o deputado federal Pedro Lucas passou a ter seu nome especulado para o comando do PSL, após entrar em conflito a direção nacional do seu partido, o PTB.

Membros do PSL no Maranhão confirmaram a movimentação, articulada no plano nacional. Neste cenário, Roberto Rocha encontraria dificuldades para chegar e assumir de imediato a legenda.

Ocorre que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, não liberou a saída de Pedro Lucas e informou que se isso ocorrer, será somente no próximo ano. Lucas, portanto, ainda não ingressou na nova sigla.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.