Estudo

49% desconhecem importância do ácido fólico para as tentativas de gravidez

Embora saibam que ele é importante durante a gestação, não têm conhecimento da sua importância antes da gravidez

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Gravidez é uma fase determinante para as mulheres)

Curitiba - A preparação da mulher para a gravidez, é tão importante quanto a própria gestação. Ter uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e consumir suplementos vitamínicos diariamente é essencial. Além disso, o ácido fólico também é primordial para uma gestação saudável e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda sua ingestão no mínimo 30 dias antes da concepção.

Porém, conforme apontou um estudo recente feito pela Famivita, 49% das brasileiras que estão tentando engravidar não sabem que sua ingestão é recomendada já no período das tentativas. O percentual de mulheres que sabem essa informação, vai crescendo conforme a idade. Dos 18 aos 24 anos, somente 40% têm esse conhecimento, já dos 30 aos 34 anos, 68% sabem da importância do ácido fólico antes da gravidez.

Os dados por estado demonstram que o Paraná é o estado em que mais mulheres sabem da importância do ácido fólico antes da gravidez, 63% delas. No Distrito Federal e em Minas Gerais, pelo menos 54% têm esse conhecimento. Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, 51% e 46% sabem dessa informação, respectivamente. E o estado em que menos mulheres têm esse conhecimento sobre o ácido fólico, é o Amapá, com 31% das entrevistadas.

O ácido fólico aliado com vitaminas e minerais contribuem para o equilíbrio metabólico necessário para a concepção e a manutenção da gravidez. E o FamiFerti supre as necessidades do organismo feminino nessa fase e pode aumentar as chances de obter o tão sonhado positivo. Fato comprovado pelos pesquisadores da Harvard T.H. A Chan School of Public Health, que frisam a importância do consumo de vitaminas para as tentativas aliadas com o ácido fólico. Todos esses cuidados podem acelerar o prazo até o positivo e fazer uma diferença positiva na qualidade da saúde do futuro bebê, além de prepararem o organismo da futura gestante para a gravidez e para o parto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.