Para ampliar

Universidade Ceuma e Prefeitura alinham parcerias na saúde

Ampliar a oferta de serviços no setor poderá ser alvo de convênio entre o Município de São Luís e a Universidade Ceuma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Henrique Almeida, assessor de Parcerias Público-Privadas da Prefeitura de São Luís, conversa com a reitora Cristina Nitz e gestoras da Clínica-Escola durante a visita à Universidade Ceuma
Henrique Almeida, assessor de Parcerias Público-Privadas da Prefeitura de São Luís, conversa com a reitora Cristina Nitz e gestoras da Clínica-Escola durante a visita à Universidade Ceuma (ceuma parceria prefeitura)

São Luís - A Universidade Ceuma e a Prefeitura de São Luís alinham possíveis parcerias na área de saúde. A sinalização de atuação conjunta da instituição de ensino superior e a administração pública municipal da capital ocorreu durante visita do assessor da prefeitura para Parcerias Público-Privadas, Henrique Almeida, que conheceu as instalações da Clínica-Escola Integrada Ana Lúcia Chaves Fecury, no Campus Renascença.

A Clínica-Escola Integrada Ana Lúcia Chaves Fecury tem a tradição de prestação de serviços de saúde à comunidade da Ilha de São Luís, por meio das clínicas integradas, que possibilitam a atuação de técnico-administrativos, alunos e professores da Universidade Ceuma.
A instituição de ensino disponibiliza um conjunto de clínicas e ambulatório, localizados no Campus Renascença, que se destacam no cenário da saúde da capital pela qualidade dos serviços ofertados a pacientes carentes de São Luís e municípios adjacentes.

Vários desses atendimentos servem de suporte para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, assim como para reduzir o fluxo por atendimento nas unidades de saúde da rede pública, destacando-se os serviços prestados nas seguintes áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Medicina e Nutrição, além da realização de procedimentos estéticos e realização de diversos exames. O atendimento é realizado com agendamento prévio e obedecendo rígidos protocolos de segurança, os quais foram ainda mais intensificados diante do atual cenário pandêmico.


Ampliação

Ampliar a oferta de todos esses serviços a uma parcela maior da comunidade tem sido analisada a partir da possibilidade de estabelecimento de convênio entre o Município de São Luís e a Universidade Ceuma. A parceria entre o setor público e o privado aumentaria o acesso aos serviços de saúde de excelência da Clínica-Escola Integrada Ana Lúcia Chaves Fecury à população ludovicense. A partir dessa parceria, pode-se também ampliar a realização de pesquisas científicas e atividades de extensão extensivas a um público maior ainda.

A coordenadora da Clínica-Escola, Bruna Paz, considera a parceria extremamente oportuna em meio às crise de saúde e sanitária provocada pelo novo coronavírus. "Essa parceria vem no momento certo! Todos serão beneficiados, principalmente o paciente, tendo em vista a escassez de profissionais da área da saúde, especialmente nesse quadro de pandemia", enfatizou.

"Apesar de hoje o foco ser a atenção aos casos de Covid-19, nós entendemos que a população necessita de atendimento para o diagnóstico e tratamento de outros males e a Clínica-Escola da Universidade Ceuma é um instrumento importante que pode contribuir muito para transformação desse cenário", completou.

O assessor de Parcerias Público-Privadas da Prefeitura de São Luís, Henrique Almeida, destacou que na visita dialogou e pode conhecer o potencial da Clínica-Eacola de atuar em parceria com o setor público em benefício da população.

"Pude conhecer a estrutura da universidade, que se mostrou muito eficiente do ponto de vista da logística. É uma estrutura nova, moderna, bem conservada e que atende aos requisitos de biossegurança exigidos nesse momento de pandemia. Acreditamos que por meio dessa parceria, a prefeitura vai conseguir aumentar a sua capacidade de atendimento aos pacientes da rede pública e vamos conseguir reduzir despesas operacionais na área da saúde. Paralelo a isso,.a universidade vai continuar desempenhando o seu papel social tratando os pacientes que a prefeitura encaminhará", ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.