Estado Maior

Sem lockdown

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O governador Flávio Dino (PCdoB) descartou, mais uma vez, decretar lockdown no Maranhão por causa da elevação no número de casos, internações e mortes por Covid-19 no estado. No pronunciamento feito por meio das redes sociais, na última sexta-feira, o chefe do Executivo afirmou que esta é uma decisão extrema, e que somente poderá ser adotada caso as medidas restritivas já anunciadas não surtam o efeito esperado.

E qual seria esse efeito? A redução gradativa no número de internações em hospitais públicos e privados e, consequentemente, a diminuição na ocupação de leitos de enfermaria e de UTI, e a redução no número de notificação de casos.

Ele também afirmou que a ausência do auxílio emergencial do Governo Federal é outro fator que influencia a sua decisão. Dino explicou que o bloqueio
total, sem a garantia de que o cidadão mais pobre tenha acesso este recurso, levará o estado a uma situação de agravamento da
crise econômica.

E, como o mesmo definiu, é o que se tenta evitar. Dino, por outro lado, mostrou-se até certo ponto esperançoso em relação a uma mudança de cenário no Maranhão a partir do dia 21 de março, data limite para a vigência do atual decreto.

Ele afirmou acreditar que ao chegar neste período poderá já reduzir as medidas restritivas até então adotadas, e anunciar, por exemplo, o retorno das aulas presenciais na rede privada de ensino.

Ponderou, contudo, que para que isso ocorra será necessário uma cooperação mútua entre o Poder Público e o cidadão. Caso contrário, como enfatizou, se a situação se agravar, poderá sim haver novo lockdown no Maranhão.

Por isso, o apelo pelo cumprimento dos protocolos sanitários e das medidas restritivas anunciadas.

Dois tempos
O pronunciamento do governador Flávio Dino na última sexta-feira pode facilmente ser dividido em dois tempos distintos.

No primeiro, de maneira mais firme, com críticas ásperas ao Governo Federal e anúncio de ações mais rigorosas, Dino manteve uma postura já conhecida do cidadão maranhense.

No segundo momento do pronunciamento, o chefe do Executivo fez um apelo emotivo. Utilizou pela primeira vez o verbo “implorar” e disse ter passado noites sem conseguir dormir. Foi um Dino mais sensível.

Ironizou
Em determinados momentos do pronunciamento, Dino chegou a ironizar, mesmo que indiretamente, ações de adversários políticos contra a Covid-19.

Ele classificou algumas medidas como “ações de marketeiro” e ironizou aprovação em legislativos de PLs que autorizam municípios ou estados a comprarem vacinas contra o coronavírus.

No início da semana, a Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto de lei de mesmo teor. E o prefeito Eduardo Braide falou oficialmente sobre a possibilidade de compra do imunizante.

Frente ampla
A ida do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, ao PSDB, na condição de presidente, fortalece a tese de que o agora tucano poderá receber
o apoio do Palácio dos Leões para 2022.

A mexida no tabuleiro, certamente com o aval do aliado Flávio Dino, é uma estratégia desenhada para a formação de uma frente ampla e pró-Lula no Maranhão, numa aliança do PCdoB com o PSDB.

Apesar da especulação, Dino mantém o discurso que a definição em relação ao seu candidato somente ocorrerá em dezembro.

Colapso
Na ocasião do pronunciamento, o governador Flávio Dino confirmou a grave situação na cidade de Bacabal por causa do número de casos de Covid-19.

Ele revelou que na última quinta-feira o Estado precisou intervir e transferir pacientes da rede de saúde daquele município, por falta de oxigênio no Hospital Municipal Veloso Costa.

Os pacientes foram levados para a cidade de Lago da Pedra, onde havia leitos e oxigênio disponíveis. Segundo Dino, há agora um trabalho
para regularizar a situação em Bacabal.

Visita
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve retornar ao Maranhão ainda no mês de março. A informação foi compartilhada pela bancada
maranhense no Congresso.

Na agenda de compromissos do presidente, a inauguração da Ponte Santa Filomena, em Alto Parnaíba e a entrega de obra de pavimentação
de 13 km da BR-226, em Timon.

O Governo Federal ainda deverá entregar trecho de seis quilômetros da BR-135 entre Bacabeira e Santa Rita, no mês de abril. Não há contudo,
previsão da visita de Bolsonaro para essa ocasião.

DE OLHO

659 É O NÚMERO de leitos exclusivos para Covid-19 abertos pelo Governo do Estado em 2021.

Prorrogou
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, anunciou Resolução Administrativa que prorroga a suspensão de atividades presenciais na Casa.

A prorrogação da medida se estende agora até o dia 21 de março, mesma data limite em que vigora o decreto baixado pelo governador Flávio
Dino.

Com isso, as sessões continuam apenas de forma remota, e os servidores estão dispensados do serviço presencial.

E MAIS

• O Tribunal de Justiça ainda não apresentou decisão ao recurso da Defensoria Pública em ação na qual o órgão pede o decreto de lockdown no
Maranhão.

• A suspensão das atividades presenciais na Câmara Municipal de São Luís também deve ser prorrogada por causa da elevação de casos de Covid-
19 na Ilha.

• Flávio Dino afirmou que um novo hospital de campanha será instalado no Maranhão dentro de um período de 15 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.