Saúde

Alimentação equilibrada para uma vida melhor

Especialista na produção de alimentos saudáveis e 100% naturais, dá dicas para escolhas de vida mais saudáveis e que podem resolver problemas comuns como insônia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Alimentação balanceada regula o sono e o humor
Alimentação balanceada regula o sono e o humor (saude)

São Paulo- Os adeptos às atividades físicas, na maioria das vezes, também estão mais atentos aos benefícios de uma alimentação saudável. No entanto, manter uma alimentação balanceada, incluindo refeições 100% naturais e livres de conservantes e aditivos no cardápio, gera vantagens que vão além da perda ou da manutenção do peso ideal. Muitos especialistas afirmam que a dieta equilibrada, com ingestão de vitaminas e minerais, é capaz de favorecer e prevenir diferentes doenças.

A enxaqueca, por exemplo, pode ser amenizada com o uso de alimentos e chás, assim como a retenção de líquidos e até a depressão podem ser tratadas com auxílio de uma dieta saudável. Pensando nisso, Marcella Tomaselli, Nutricionista da Lucco Fit, foodtech especializada na produção de alimentos saudáveis e 100% naturais, trouxe três problemas que podem ser amenizados com uma escolha de vida mais saudável, na qual a alimentação rica em nutrientes tem papel fundamental:

Saudável
Quando a necessidade é reduzir ou manter o peso ideal, os alimentos devem ser preparados sem excesso de sal, açúcar ou frituras, afinal, todos esses ingredientes, se usados de forma excessiva, poderão ser responsáveis pelo aumento de calorias ingeridas e, consequentemente, o ganho de gordura. E é justamente isso que a alimentação saudável e natural propõe: um menu nutritivo, mas que nunca abre mão do sabor e da qualidade. De maneira geral, entre os ingredientes que favorecem uma alimentação equilibrada estão os peixes, oleaginosas, água, grãos, hortaliças e verduras.

Se você tem alteração de humor constante, dê preferência a alguns produtos que certamente farão muito bem à sua saúde emocional. Assim, alimentos como brócolis, couve, tomate, salmão, chocolate, linhaça, dentre outros, contribuem para a melhora no humor por ajudarem na produção de serotonina.

Já as mudanças hormonais podem provocar instabilidades de humor, levando à depressão, a ataques de ansiedade, perda do sono e outros problemas, mas a alimentação é um forte aliado no tratamento dessas doenças, pois permitem regular os elementos químicos no organismo. Ingredientes como a linhaça, o alho e o brócolis, de fato, fazem esse papel de agentes reguladores, contribuindo para o equilíbrio hormonal. O mais importante é que os ingredientes sejam selecionados de forma que ofereçam todas as vitaminas e sais minerais que precisamos ingerir diariamente. Para isso, dê preferência por consumir os alimentos na forma in natura ou o mínimo possível processados, dessa forma, conseguimos preservar boa parte dos nutrientes da porção. Opte por frutas in natura no lugar de sucos, grãos como gergelim/linhaça/chia in natura para acompanhar seu iogurte ou salada, use azeite cru para acompanhar sua refeição já finalizada e por aí vai. Estes são alguns exemplos de como conseguir se alimentar de maneira equilibrada e aproveitar todos os benefícios que uma dieta nutritiva oferece.

Por fim, uma alimentação saudável pode regular o sono. O sono de má qualidade impede o corpo de regenerar as células, ou seja, de produzir celular novas para manter o bom funcionamento dos órgãos do corpo. A consequência disso, a curto prazo, é a falta de concentração nas atividades cotidianas, mas os maiores problemas aparecem a médio e longo prazo, como: baixa imunidade, favorecimento do desenvolvimento de doenças crônicas e envelhecimento precoce.

Pensando em melhorar a qualidade do seu sono, o recomendado é que você faça a última refeição com alimentos leves, pelo menos 3 horas antes de dormir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.