Região produtora

Roteiro do Rally da Safra é suspenso no Maranhão devido o agravamento da pandemia

Equipe 17 seria a responsável em percorrer a região produtora de soja no sul do Maranhão para avaliação quantitativa e qualitativa das lavouras

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Rally da Safra)

São Luís - Em função do agravamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, a Agroconsult alterou a programação do Rally da Safra, com o objetivo de preservar os técnicos, produtores e patrocinadores, restringir o período de circulação das equipes e auxiliar na contenção da pandemia. Com isso, foram cancelados os trabalhos de campo nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, que ocorreriam no período entre 6 e 11 de março.

No roteiro do Rally da Safra, a equipe 17 seria a responsável em percorrer a região produtora de soja no sul do Maranhão, onde iriam fazer avaliação quantitativa das lavouras, diretamente no campo, coleta de amostras aplicando-se metodologia de contagem, pesagem e medição de umidade dos grãos com o objetivo de determinar a produtividade das lavouras.

Nessas visitas também são analisadas a ocorrência de pragas e doenças, a umidade do solo, a qualidade do plantio e da colheita e condições gerais do uso de tecnologia em insumos e máquinas.

Como ainda seriam avaliadas a expectativa dos produtores e agentes do setor quanto à safra de grãos, identificação de tendências em investimentos, endividamento, comercialização, custos de produção, operacionalização das lavouras, infraestrutura de transporte e armazenagem e meio ambiente.

Com a suspensão de parte desse roteiro, a Agroconsult informou que uma equipe do Rally irá a campo somente na Bahia, tendo saído nesta quarta-feira, 10, de Brasília com destino ao Sudoeste do estado, para avaliar lavouras de soja na região de Correntina. Na sequência, os técnicos percorrerão a região de Roda Velha e seguirão para Luis Eduardo Magalhães, onde visitarão o Anel da Soja, São Desidério e Barreiras, permanecendo até o dia 14 de março, quando retornarão a Brasília.

Expedição

A largada do Rally da Safra 2021 foi dada em 24 de janeiro. Em 17 temporadas viajando pelas principais regiões produtoras do Brasil, a expedição soma 970 mil quilômetros percorridos, 20 mil lavouras avaliadas e mais de 36 mil participações em eventos.

Em 2021, o Rally da Safra volta a percorrer as principais regiões produtoras de soja e milho do Brasil, tanto de forma presencial quanto virtual. O formato foi renovado para dar mais segurança aos participantes, prevendo o retorno das atividades de campo, mas levando o Rally ainda mais longe.

São 26 equipes que farão o levantamento da safra de soja e milho de segunda safra. A região produtora do sul do Maranhão será acompanhada pela equipe 18, que estará em Balsas nos dias 8 e 9 de março.

Pandemia

O ano de 2020 foi uma prova de fogo. O Rally da Safra estava no final da etapa de avaliação da safra de soja, em março, quando veio a pandemia – e, com ela, as restrições à locomoção e às aglomerações, o fechamento do comércio e uma onda de temor que ainda causa dificuldades a boa parte das atividades econômicas, especialmente para o setor de eventos, que precisa se reinventar.

O Rally da Safra transformou-se rapidamente num evento digital. A 2ª etapa, com foco nas avaliações do milho 2ª safra, aconteceu de modo 100% virtual. O contato com os produtores foi mantido por meio de plataformas de videoconferência, com resultados surpreendentemente positivos.

Foi possível conversar com um número maior de agricultores, em mais regiões do Brasil e aprofundar o conhecimento sobre a safra. Os eventos presenciais tornaram-se lives pela internet, com uma nova roupagem – mais moderna, informal e participativa. O levantamento de safra ocorreu de forma colaborativa, com centenas de técnicos espalhados por todo o Brasil.

O sucesso do novo formato trouxe a certeza de que o Rally da Safra nunca mais seria o mesmo. Ainda que as restrições às viagens e aglomerações sejam relaxadas daqui em diante, o formato digital veio para ficar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.