Saúde

Por que as varizes afetam mais as mulheres?

Apesar de não ser exclusiva das mulheres, doença é mais comum devido às mudanças hormonais ocorridas ao longo da vida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Alguns aspectos podem favorecer o surgimento de varizes
Alguns aspectos podem favorecer o surgimento de varizes (pernas)

São Paulo - Quando falamos de varizes é bem comum associar a condição mais às mulheres que aos homens. E infelizmente não é apenas uma simples associação, há comprovação científica de que as varizes acontecem mais em mulheres que em homens. De acordo com pesquisa realizada em 2019 pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 45% das mulheres sofrem com varizes, enquanto o número cai para 30% quando falamos do gênero masculino..

As varizes podem aparecer de diversas formas, desde vasos dilatados e fininhos até veias grossas e muito aparentes. Além das pernas, podem acometer o pescoço, o rosto, o tórax e outras regiões do corpo. Por isso, é importante saber se a mulher possui fatores de risco que podem levar a doença, como fatores genéticos. É comum que em parentescos de primeiro grau, como por exemplo mãe e filha, a doença seja passada de uma geração para a outra. Além de fatores genéticos, outros fatores como sobrepeso, tabagismo, uso de anticoncepcionais e até gravidez são fatores que podem favorecer varizes.

Como na osteoporose e em outros problemas majoritariamente associados às mulheres, os hormônios são responsáveis pela predominância feminina das varizes. É mais comum que atinja mais as mulheres por conta dos hormônios femininos.

Menopausa
Outro aspecto que também influencia o aparecimento das varizes é a chegada da menopausa. Quando a mulher para de menstruar, por volta dos 45 a 50 anos, as alterações hormonais favorecem o surgimento das veias varicosas. Os hormônios agem sobre receptores nas paredes das veias, o que pode ser mais propício ao enfraquecimento. Em outros períodos da vida da mulher também existe o aumento destas veias, como na gestação. Ainda assim, especialistas afirmam que a época da menopausa pode ser a de maior incidência no surgimento das varizes.

Com isso em mente, é importante sempre acompanhar e tomar alguns cuidados com a saúde, principalmente se a mulher já possui histórico familiar. Apesar de existirem diferentes técnicas para tratar as varizes, é importante atuar na prevenção, procurando sempre um profissional para avaliar a saúde das pernas.

Mantenha uma dieta saudável: é sempre bom evitar a ingestão frequente de alimentos gordurosos. Deve-se aumentar o consumo de alimentos com fibras, que auxiliam na digestão e eliminação de toxinas do organismo.

• Mantenha-se sempre hidratado: beber água e outros líquidos, muitas vezes presentes em alimentos como frutas e legumes ajuda, também a desintoxicar o organismo e manter o bom funcionamento dos órgãos.

Evite bebidas alcoólicas e o tabaco: a ingestão de álcool e tabaco prejudicam o bom funcionamento do organismo. No caso do tabaco, o risco de se desenvolver uma doença cardiovascular é muito maior, pois há o entupimento das veias.

Uso de meias ou canelitos de compressão graduada para prevenir e tratar as varizes ou outras doenças venosas: as meias ou canelitos de compressão graduada podem promover o fluxo sanguíneo adequado nas pernas e pés, evitando a formação de varizes e coágulos. Adotar o uso de meias de compressão no dia a dia pode auxiliar na diminuição dos sintomas das varizes e contribuir com uma melhor qualidade de vida. E inserir as meias no guarda-roupa das mulheres pode ser mais fácil do que se imagina. Exemplo disso é a linha Ever Sheer, da SIGVARIS GROUP, pensada para as mulheres.

• Pratique exercícios: a prática de atividades físicas é essencial para manter a saúde do corpo, fortalecer os músculos e vasos sanguíneos. O exercício físico também ajuda a eliminar toxinas do organismo, evitando o entupimento de veias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.