Crime contra a mulher

Violência em alta: 12 feminicídios já ocorreram neste ano no MA

Um dos últimos casos ocorreu na cidade de Bom Jardim, na véspera do Dia Internacional da Mulher, tendo como vítima Alyne Morais, de 23 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Alyne Morais e Antônio, de Bom Jardim
Alyne Morais e Antônio, de Bom Jardim (Bom Jardim Casal )

Maranhão - Somente neste ano já ocorreram 12 crimes de feminicídio no Maranhão. De janeiro a março de 2020, ocorreram 13 casos, segundo o Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). No ano passado, a polícia registrou 60 feminicídios no estado, a maioria deles cometido com requintes de crueldades..

A chefe do Departamento de Feminicídio, delegada Wanda Moura, informou que esse tipo de crime, que tem como vítima a mulher, continua ocorrendo com frequencia no estado. De janeiro a março de 2019, a polícia registrou 11 casos de feminicídio, enquanto, no mesmo período do ano passado, houve o registro de 13 crimes. Neste ano, 12 mulheres já foram assassinadas, tendo como principal suspeito o ex ou o próprio companheiro.

Wanda Moura também declarou que a violência contra a mulher vem sendo combatida em todo o estado pela polícia, com apoio de vários parceiros. “A polícia já conseguiu prender vários suspeitos de feminicídio, inclusive, em cumprimento de ordem judicial”, frisou a delegada.

Crime
Um dos últimos casos de feminicídio ocorreu no domingo, 7, na véspera do Dia Internacional da Mulher, no município de Bom Jardim, e a vítima foi Alyne Morais, de 23 anos. De acordo com a polícia, ela tinha um relacionamento amoroso com Antônio do Boteco.

Os moradores da área disseram para polícia que devido a uma crise de ciúme, o casal chegou a se separar, mas o relacionamento tinha sido reatado recentemente. No último dia 7, Alyne Morais foi encontrada morta dentro de sua residência, localizada na área do centro de Bom Jardim.

Ainda segundo a polícia, o corpo dela tinha marcas de perfurações de arma branca, no pescoço, e teria sido arrastado. Também tinham pedaços de panos enrolando algumas partes do corpo. Neste local, a polícia encontrou Antônio Boteco enforcado. A corda estava amarrada em uma escapula de rede.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao hospital da cidade para serem autopsiados e, logo após, liberados para os familiares. Testemunhas disseram para a polícia que Alyne Morais ainda publicou nas redes sociais, no dia 4 de março deste ano, que estava buscando a paz e nada mais.

Operação Resguardo
Um total de 371 prisões, 1.571 inquéritos instaurados, 1.543 medidas protetivas expedidas, 2.850 atendimentos, 47 armas apreendidas e 2.850 visitas e diligências. Este foi o resultado da Operação Resguardo, no Maranhão realizada desde o mês de janeiro deste ano pela Polícia Civil.

A coordenadora das Delegacias das Mulheres do Maranhão, delegada Kazume Tanaka, informou que este cerco policial vem sendo realizado em todo o país e somente no estado maranhense há mais de 300 policiais civis empregados.

A delegada declarou que essa operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas e visa combater a crimes de violência contra a mulher do Brasil. “Mais de 300 suspeitos de violência contra a mulher tanto por cumprimento de ordem judicial e em flagrantes foram presos no Maranhão”, frisou Kazume Tanaka.

Um dos presos na Operação Resguardo foi um suspeito de tentativa de feminicídio, na cidade de Imperatriz. A polícia informou que a vítima tinha terminado o relacionamento amoroso com ele. No dia 18 de fevereiro deste ano, ela foi até a residência do suspeito com o propósito pegar seus pertences, mas foi agredida e levou mais de 15 facadas.

A vítima foi levada para o hospital da cidade, onde passou por tratamento cirúrgico. A polícia ficou sabendo do fato e conseguiu localizar o suspeito em uma área de matagal, na zona rural de Imperatriz. O detido primeiramente foi levado para a Delegacia da Mulher de Imperatriz e, em seguida, para o presídio onde permanece custodiado.

NÚMEROS

60 feminicídios ocorreram durante o ano passado no Maranhão
12 feminicídios já foram registros pela polícia neste ano em todo o estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.