2022

Roseana revela intenção de disputar nova eleição

Tendência é de que ex-governadora lance seu nome para cargo na Câmara dos Deputados; projeto de candidatura para o governo não está descartado

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Roseana Sarney)

SÃO LUÍS - O anúncio da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), de que será candidata em 2022 antecipa de vez os debates para as eleições. No entanto, a própria ex-gestora do Estado disse que o seu projeto pessoal de voltar à política depende da “vontade partidária” e das pesquisas de opinião.

No quadro “Bastidores” do Bom Dia Mirante, Roseana declarou ao jornalista Clóvis Cabalau que ainda não definiu qual cargo disputará. “A princípio estaria propensa a sair como deputada federal. Vamos ver qual melhor opção para representar ao Estado. Não é somente o cargo pelo cargo, mas servir principalmente as nossas mulheres”, disse.

Ela lembrou que, em 2018, teve o seu nome submetido à avaliação eleitoral e perdeu. Roseana considerou que a derrota nas urnas à época – ao disputar a chefia do Executivo estadual – fez parte do jogo sucessório. “Sempre fui política na vida. Dei uma pausa, mas me candidatei nas últimas eleições. É natural, você ganha ou você perde. Estou me preparando para a próxima”, afirmou.

Em 2020, quando teve o seu nome ventilado como pré-candidatura a prefeitura de São Luís, Roseana preferiu não entrar na disputa. O nome da ex-governadora chegou a ser bancado por fortes lideranças, como o presidente do MDB, Baleia Rossi.

Em visita ao Maranhão, Rossi disse que Roseana Sarney era o melhor nome, pois seu legado como governadora, em especial com obras atualmente vistas pela cidade, chancelavam o direito de ser candidata.

Mas em julho do ano passado, às vésperas das definições partidárias e em uma rede social, Roseana agradeceu a confiança do partido e informou que abria mão do projeto. No primeiro turno das eleições na capital, a ex-governadora não apoiou abertamente nenhum candidato. No segundo turno, manifestou apoio ao atual prefeito e então candidato, Eduardo Braide (Podemos).

Indefinição - Roseana Sarney ainda não definiu qual cargo concorrerá. Caso opte por Brasília e tente uma vaga inédita em sua trajetória na bancada maranhense na Câmara, a ex-governadora levará consigo – além da força partidária – o conjunto de votos corresponde aos eleitores mais críticos do atual governador do Maranhão e adversário político, Flávio Dino (PCdoB).

Se concorrer novamente ao Palácio dos Leões (menos provável no cenário atual), Roseana terá que enfrentar prováveis projetos ligados à atual gestão, ou seja, a do vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e do senador da República, Weverton Rocha (PDT). O afastamento do meio político também pesaria contra a essa possibilidade de governo.

Em 2002, Roseana Sarney foi eleita senadora e ganhou a eleição à época com mais de 1,3 milhão de votos. Ela registra ainda quatro mandatos como governadora. Em 1994, Roseana foi eleita a primeira mulher governadora de um estado da federação.

Ainda no quadro “Bastidores”, a ex-governadora parabenizou as mulheres e disse que a participação feminina nos poderes deve ser maior. “Nós não temos nem como equiparar nos três poderes. As mulheres ainda estão aquém do que merecem”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.