Edital CCVM

Oportunidade para as artes maranhenses

Centro Cultural Vale Maranhão lança edital Pátio Aberto 2021 que selecionará projetos de música, cultura popular, audiovisual, teatro e dança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
tambor de crioula  se apresenta no CCVM
tambor de crioula se apresenta no CCVM (tambor de crioula no ccvm)

São Luís - Será lançado hoje, pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), o edital Pátio Aberto 2021. Voltado para projetos de apresentações de cultura popular, shows, espetáculos de teatro e dança, exibições audiovisuais e performances, o seletivo recebe inscrições de artistas maranhenses ou residentes no estado há mais de dois anos.

As inscrições poderão ser realizadas de hoje até o dia 8 de abril. O edital completo e a ficha de inscrição estarão disponíveis para download no site do Centro Cultural Vale Maranhão (www.ccv-ma.org.br). A ficha de inscrição deverá ser enviada para o e-mail patioaberto@ccv-ma.org.br ou para o endereço Av. Henrique Leal, 149- Praia Grande, São Luís/MA- CEP: 65010-160.

Desde a primeira edição, o Pátio Aberto contemplou 174 projetos das mais diversas linguagens artísticas e, todo ano, seleciona propostas vindas da capital e do interior do estado. Ao todo, artistas de 31 cidades maranhenses já foram contemplados.

Dentro da cultura popular, já passaram pelo pátio do CCVM 64 atrações, algumas pouco conhecidas, como o Reisado de Caxias, a Dança do Tamassaê, o Coco Manhoso do Quilombo Careminha, a Dança da Mangaba, entre outros. Os grupos de Bumba Meu Boi também marcaram sua presença, com a participação de brincadeiras de diversos sotaques. “Quando nos apresentamos no Pátio Aberto, muitas pessoas puderam conhecer nossa dança, e com o prêmio renovamos a indumentária e os instrumentos da brincadeira. Participar dos editais do CCVM nos possibilita dar continuidade ao nosso trabalho à frente da cultura popular maranhense. Sempre me inscrevo e incentivo meus colegas de outras brincadeiras a fazerem o mesmo” conta Martinha Cruz dos Santos, presidente da Dança do Tamassaê, projeto contemplado no ano de 2019.

Virtual
Durante o ano de 2020, os artistas puderam integrar a programação virtual do CCVM, sob o selo CCVM Digital. O conteúdo está disponível integralmente no canal do youtube. “O edital Pátio Aberto é uma importante ferramenta de mapeamento das produções culturais do Maranhão, principalmente no que tange expressões do patrimônio imaterial do estado. Para essa edição, continuamos na expectativa de poder difundir os artistas da cena maranhense em nossos canais virtuais, na expectativa de que em breve possamos nos encontrar no pátio de nossa sede, como no princípio”, afirma o diretor e coordenador artístico do CCVM, Gabriel Gutierrez.

Serviço
O quê Lançamento do Edital Pátio Aberto 2021
Quando Hoje
Onde Site do CCVM: www.ccv-ma.org.br
Informações 98 98143 6143 ou comunicacao@ccv-ma.org.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.