Covid-19

Igreja Católica divulga orientações para comemoração da Semana Santa

Devido a propagação do coronavírus no estado, Arquidiocese suspende reuniões pelos próximos dez dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Igreja Católica)

São Luís – Com a alta de casos ativos e do índice de transmissão da Covid-19 no Maranhão, a Arquidiocese de São Luís divulgou orientações de segurança para a celebração da Semana Santa, que vai ocorrer entre os dias 28 de março e 3 de abril.

Dentre as orientações, foi recomendado a suspensão da tradicional procissão do Domingo de Ramos, e o adiamento da Missa de Crisma. Veja abaixo todas as orientações:

  • No Domingo de Ramos não haja a tradicional procissão. Para bênção dos ramos, pode-se escolher a segunda ou terceira forma do Missal Romano;
  • A Missa do Crisma fica adiada sine die;
  • O tradicional rito do Lava-pés, na Missa da Ceia do Senhor, deve ser omitido;
  • A veneração da Santa Cruz, na Celebração da Paixão do Senhor, seja feita com uma simples genuflexão, omitindo-se o beijo da Santa Cruz;
  • A preparação e acendimento do fogo, na Vigília Pascal no Sábado Santo, sejam omitidos. O Círio Pascal seja aceso sem o ritual de costume, seguindo-se a proclamação da Páscoa;
  • O Domingo de Páscoa deve ser celebrado conforme as orientações para as Missas dominicais;
  • Quanto ao Sacramento da Penitência, não se poderá realizar o chamado "mutirão de confissões". Os párocos estabeleçam e comuniquem aos fiéis da sua paróquia dias e horários para atendê-los, observando-se o devido distanciamento social e o uso de máscara.
Além dessas orientações, na última sexta-feira (05), a Arquidiocese também publicou outras recomendações diante do novo cenário da pandemia, como a suspensão de reuniões por dez dias e o pedido para que idosos e pessoas do grupo de risco acompanhem a celebração através das redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.