Educação

Aprendizado online e livros estão mudando a educação e o mercado de trabalho

Cursos rápidos e voltados à prática do dia a dia, assim como a leitura de livros estão entre as melhores estratégias para o aprendizado ágil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A forma de se relacionar com a educação mudou
A forma de se relacionar com a educação mudou (Educação)

São Paulo- Será que os nascidos em 2020 precisarão se preocupar em guardar dinheiro para a faculdade ou ficarão no dilema de qual curso devem escolher? Essas são perguntas que estão sendo feitas por acadêmicos, educadores, executivos e empresários em todo o mundo. Cursos como engenharia civil e medicina, provavelmente, sofrerão poucas mudanças, mas as áreas de administração, tecnologia e comunicação, por exemplo, já vivem uma transformação. É o que defende Eduardo Villela, especialista no mercado editorial e book advisor, - "o modelo universitário tradicional está em decadência, basta ver o crescimento de cursos onlines." Em 2020, o aumento nas compras de cursos online ultrapassou os 200%, segundo levantamento do portal Cuponomia.

Os cursos online são em sua maioria voltados para o desenvolvimento profissional. De acordo com a plataforma Udemy, entre os cursos mais procurados estão: habilidade em comunicação, mindset de crescimento e redes neurais. Por conta da impossibilidade em promover treinamentos presenciais, as empresas também estão recorrendo aos cursos virtuais para aperfeiçoar os seus funcionários.

Eduardo defende que esse cenário se manterá após a pandemia. "Essas mudanças já podem ser vistas no mercado de trabalho, o foco no desenvolvimento de competências e habilidades está sendo priorizado em relação à formação acadêmica, que é mais orientada ao desenvolvimento da técnica. Num futuro não longínquo, grande parte dos cursos de longa duração vão ser substituídos por cursos rápidos, virtuais e presenciais e muito focados na prática.", defende Villela, que, além de assessorar pessoas, famílias e empresas na estruturação, escrita e publicação de seus livros, também orienta seus clientes na construção de plataformas de conhecimento que envolvem livros, cursos e treinamentos online integrados .

Outro exemplo dessa mudança é a Singularity University, universidade americana sediada em uma base da NASA. A instituição oferece especializações, cursos de férias e workshops. Entre os diferenciais da Singularity em relação à uma faculdade tradicional está o tempo de duração dos cursos, o conteúdo programático e os valores. O objetivo da Singularity é transformar pessoas e organizações, promovendo o conhecimento necessário para enfrentar os dilemas globais.

Além dos cursos virtuais e presenciais de curta duração, visando a aplicação do conhecimento na prática do dia a dia e o desenvolvimento de capacidades diversas, os livros são ferramentas que também estão transformando o mercado da educação. Os livros possibilitam uma aprendizagem acelerada, permitindo uma formação autodidata, no tempo e na necessidade do leitor. Segundo Villela, "Se você precisa aprender os fundamentos de determinado tema que será importante para melhorar seus resultados no trabalho e/ou na vida pessoal, o livro é uma das melhores ferramentas para isso. A concentração necessária e a capacidade de raciocínio e reflexão que a leitura exige fazem com que você forme novas conexões neurais no cérebro e absorva o conhecimento com eficácia."

Hoje as editoras brasileiras oferecem uma variedade imensa de livros de praticamente todos os assuntos. Assim, será difícil não encontrar títulos relacionados ao seu tema de interesse. Villela ainda destaca que o aprendizado por meio da leitura de livros pode ser potencializado "quando você monta um grupo de leitura, por exemplo, na sua empresa. Funciona assim: 5 a 10 pessoas vão ler o mesmo livro num prazo combinado e farão pelo menos duas a três reuniões de 30 a 45 minutos para trocarem experiências e discutirem os principais insights e aprendizados com a leitura. Isso é valioso pois acontece também o aprendizado em grupo."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.