Em alusão

Ação Resgate é realizada no Oscar Frota no Dia Internacional da Mulher

Mais de 60 profissionais do sexo participaram da ação social, na qual foram oferecidos diversos serviços médicos, como teste de Covid-19 e glicemia

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Mulheres recebem atenção especial do Ação Resgate nesta 2ª feira
Mulheres recebem atenção especial do Ação Resgate nesta 2ª feira (Ação Resgate Oscar Frota)

São Luís - Mais de sessenta profissionais do sexo participaram do projeto Ação Resgate, que ocorreu na área do centro de São Luís, conhecido popularmente como Oscar Frota, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Dados do Grupo Por Elas Empoderadas, que agrega essas profissionais, mostram que há mais de 400 delas, somente na Grande Ilha, que estão na rua mesmo durante o período de pandemia da Covid-19. Até a noite do último dia 7, a doença tinha resultado em 5.275 óbitos em todo o estado.

Ação Resgate é realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) do Monte Castelo, e Polícia Civil, com apoio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Um dos coordenadores desse trabalho, diretor do CAPS-AD Marcelo Costa, declarou que somente este ano já aconteceram três ações sociais e a edição de ontem foi solicitada pela Abordagem Social da Semcas e do Grupo Por Elas Empoderadas.

Ainda segundo Marcelo Costa, o objetivo do trabalho era atender os profissionais do sexo e as pessoas, que residem na área central da capital. Foram oferecidos diversos serviços da área de saúde, como teste de Covid, glicemia, HIV, sífilis, hepatite, atendimento com clínico geral, psicológico, psiquiatra e distribuição de preservativos. “Estamos constatando muitos casos de sífilis. Em cada ação há, pelo menos, de oito a dez casos confirmados e essas pessoas são logo encaminhadas para fazer o tratamento, de forma gratuita”, frisou o coordenador da ação.

Uma das coordenadoras do Grupo Por Elas Empoderadas, Maria da Paixão Gonçalves, de 41 anos, disse que na maioria das vezes, no Dia da Mulher, leva para a área do Oscar Frota serviços gratuitos no campo da beleza para as mulheres, mas, devido a proliferação do novo coronavírus, resolveu oferecer neste ano atividades voltadas para a área da saúde. “Neste momento de pandemia, a profissional do sexo está ainda mais vulnerável, pois, diariamente tem o contato direto com a outra pessoa. Isso acaba facilitando adquirir a Covid, mas, no grupo, até o momento não houve registro de óbito na Grande Ilha”, declarou Maria da Paixão.

Rosana Lima, de 49 anos, que é uma das coordenadoras do Fórum Estadual de LGBT, disse que a categoria necessita desse tipo de serviços e iniciativas como esta tem uma contribuição ímpar. “A profissional do sexo necessita desses cuidados, pois já sofre de vários tipos de violência, inclusive, no próprio local de trabalho”, frisou Rosana Lima.

Aceitação
“Como não vamos aceitar esse tipo de ação em que oferecem serviços médicos grátis e detalhe, no nosso ambiente?”, indagou a profissional do sexo Cristianari Pereira, de 19 anos. Ela ainda disse que aproveitou para fazer vários exames. “A minha tia, que é idosa, teve Covid, então acho melhor verificar se acabei contraindo essa doença”, comentou.

Jaqueline Martins, de 50 anos, ressaltou que ações desse tipo não deveriam ocorrer somente no Dia da Mulher nesse local da cidade, mas ao longo do ano. “Muitos exames laboratoriais são difíceis de conseguir de forma gratuita. Durante a ação social, conseguimos fazer os exames e, na maioria das vezes, ganhamos até mesmo o medicamento”, comentou.

Ana Lima Silva, de 34 anos, disse que já enfrentou fila em posto de saúde de madrugada para fazer exame laboratorial de forma gratuita e na ação social fez vários serviços médicos em menos de uma hora. “A iniciativa foi de suma importância e temos apenas a agradecer pelos idealizadores”, declarou a profissional do sexo.

Saldo positivo
O delegado da Polícia Civil, Joviano Furtado, informou que a Ação Resgate tem um saldo positivo e vem sendo realizado há 10 anos na Grande Ilha. Ao longo desse período mais de 90 mil pessoas já foram atendidas.

Joviano Furtado ainda afirmou que já foram realizadas 200 edições da Ação Resgate durante uma década e somente neste ano um total de três na capital. “Ações deste ano ocorreram no Mercado Central, na Deodoro e no Oscar Frota, pois, são pontos da cidade onde há uma concentração de dependentes químicos”, frisou o delegado.

Ele também comentou que a próxima edição da Resgate vai ocorrer ainda neste mês. “Há um planejamento de ocorrer neste ano, pelo menos, duas edições por mês. Em cada ação existe a expectativa de haver mais de 100 atendimentos”, disse Joviano Furtado.

MAIS AÇÕES

Em alusão ao Dia da Mulher também estão ocorrendo outras programações voltadas para o público feminino. O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove nesta terça-feira, 9, ao vivo pela plataforma do Instagram @tjmaoficial do “Bate-papo sobre merecimento feminino”, com Danielle Mesquita Melo, coach da mente e hipnoterapia. O debate terá como mediadora a servidora do TJMA Renata Desterro, assessora técnica da Diretoria de Recursos Humanos.

Na quinta-feira, 11, vai haver uma conversa sobre “O atendimento às mulheres em situação de violência”, que será conduzida por Maria José Sousa Alves, assistente social da 2ª Vara Especial e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Termo Judiciário de São Luís. A Psicóloga da equipe multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA (CEMULHER), Edla Ferreira, será a responsável em mediar o bate-papo.

A Secretaria de Estado da Mulher lançou no último dia 30 a campanha Março Mulher e tendo como tema “De onde eu estiver, ajudo uma mulher” em celebração ao Dia da Mulher. A ação visa enfraquecer estigmas como ainda fortalecer movimentos contra a violência doméstica, as injustiças profissionais e as desigualdades de gênero, em São Luís.

A Programação da campanha acontecerá durante todo o mês de março e tem como objetivo oferecer treinamento e capacitação para gestores públicos, corpos técnicos de secretarias municipais, defensores públicos, bem como, levar saúde preventiva e informação, através das ações desenvolvidas pela Carreta da Mulher.

FIQUESABENDO

Dia Internacional da Mulher é 8 de março. Esta data é celebrada oficialmente deste o ano de 1975, mas, sua origem remonta o início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.