Dia da Mulher

Mara Madeira: determinação para sucesso no empreendedorismo feminino

Empresária reforça a importância em ter mais mulheres à frente dos negócios e nas decisões que visam um futuro melhor para a sociedade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Mara Madeira com os netos
Mara Madeira com os netos (Mara Madeira)

São Luís - Elas representam cerca de metade da população, no Brasil, existem apenas 9,3 milhões de mulheres no comando de empresas, ou seja, 34% de todos os donos de negócios do país, segundo dados do Sebrae. Mas nem por isso, Mara Madeira se sentiu impedida em transformar um sonho.

Se hoje, o Valparaíso Adventure Park tem alma de mulher, uma alma delicada, sensível com os detalhes das coisas e, mais que tudo, justa com os que fazem parte do seu dia-a-dia, é porque se tem ao seu lado, uma mulher guerreira, valente e inspiradora, Mara Ruty Madeiram que desde a criação, no ano de 2006, nunca temeu as lutas árduas do empreendedorismo e, por isso, travou grandes batalhas para que a sua empresa se transformasse em uma gigante do lazer e da gastronomia no Maranhão e com reconhecimento na América do Sul.

Dona Mara, como carinhosamente é conhecida a fundadora do Valparaíso, colhe os frutos do seu esforço nesses quinze anos desafiadores. “Estamos construindo uma linda história com o Maranhão. Quando iniciamos com esse projeto, sempre soube que poderíamos alcançar novos voos, a determinação faz parte de mim, nunca desistir mesmo com todas as dificuldades, porque nada é fácil, mas tudo é possível. Porque eu aprendi que, ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver”, conta

O Valparaíso tem mais de 70 mulheres trabalhando em diversos setores da empresa, sabe também da importância de uma liderança visível e comprometida em criar oportunidades iguais para talentos diversos no trabalho. Além da valorização das mulheres que é muito importante, a empresa aborda ainda, a diversidade e inclusão da mesma forma.

Mara ressalta que esse compromisso vem desde o início da construção do complexo e todas e todos que estão nele, fazem questão de impactar a vida de toda sociedade, de uma forma positiva. “O Valparaíso virou um caso de sucesso, conquistou o respeito da comunidade e da classe empresarial com as ações que já estávamos desempenhando há algum tempo, antes mesmo de tão debatido como os dias de hoje”, explica.

Com os versos delicados de Cora Carolina, Mara reforça que teremos ainda muitas histórias para contar:

“Eu sou aquela mulher

a quem o tempo muito ensinou.

Ensinou a amar a vida

e não desistir da luta,

recomeçar na derrota,

renunciar a palavras

e pensamentos negativos.

Acreditar nos valores humanos e ser otimista”. (Sou Aquela Mulher – Cora Carolina).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.