Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Expansão da rede móvel Oi

A Oi expandiu sua rede móvel 4.5G no Maranhão, contemplando os municípios de Barreirinhas e Pinheiro. São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Bacabal, Rosário, Santa Inês, Santa Rita já disponibilizam do serviço no estado. A companhia oferece ainda cobertura 4G em 48 cidades maranhenses. A Oi investiu no Maranhão mais de R$ 100 milhões de janeiro a outubro de 2020, aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, com foco também na expansão da fibra ótica.

HA POUCOS dias, o desembargador Cleones Cunha recebeu em seu gabinete o juiz federal Roberto Carvalho Veloso, para fazer a entrega do livro digital, que terá a versão impressa posteriormente
HA POUCOS dias, o desembargador Cleones Cunha recebeu em seu gabinete o juiz federal Roberto Carvalho Veloso, para fazer a entrega do livro digital, que terá a versão impressa posteriormente

Livro homenageia Cleones Cunha

A obra “Direito Eleitoral e Democracia – Estudos em homenagem ao Desembargador Cleones Carvalho Cunha” reúne 36 artigos técnico-científicos, escritos por mais de sessenta juristas, que presta homenagem ao ilustre magistrado do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por sua dedicação à magistratura maranhense.
O livro – que será lançado na versão digital no dia 10 de março de 2021, às 19h, em plataforma de videoconferência a ser divulgada – tem como organizadores, Eduardo José Leal Moreira, Marcelo de Carvalho Lima, Márcio Aleandro Correia Teixeira e Roberto Carvalho Veloso.
O desembargador Cleones Carvalho afirmou estar extremamente grato e feliz pela homenagem em forma de livro. “Agradeço de coração a todos que organizaram e participaram”.
Para um dos organizadores do livro, o juiz federal Roberto Veloso, o lançamento do livro representa um momento de imensa satisfação. “É muito gratificante para nós termos organizado um livro em homenagem ao desembargador Cleones Carvalho, porque o desembargador é uma referência de dedicação à magistratura, de honradez e de probidade”, ressaltou.
O prefácio – assinado pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi – enaltece as qualidades do desembargador e ressalta o trabalho desenvolvido em sua carreira, com um resgate histórico das atividades e cargos exercidos durante o seu percurso como juiz e desembargador.
Em seu texto, a ministra afirma que o juiz que está sendo homenageado é um ser humano muito distinto, admirável, raro e iluminado. “É um juiz agregador (...) por ter qualidades diferenciadas, consegue ser um agregador devido ao alto grau de amorosidade que dele emana”, acrescenta.

Tempos provisórios
Estamos em março. No ano passado, por esta época, a cidade começou a fechar por causa da peste. Ficamos acantonados nas nossas casas, calculando quanto tempo teríamos de permanecer naquela condição.
De repente, surgiu uma data: 6 de abril. As pessoas falavam que 6 de abril seria o dia do “pico” e que, depois disso, viria a queda da contaminação e a volta à normalidade.
Veio o 6 de abril, tudo continuou igual. Então, falou-se em 20 de abril, e aquele dia se foi e nada mudou.
Passada essa data, ninguém mais se arriscou a falar em dia; falava-se em mês. O pico seria em maio, em junho, em julho.
“Esta quinzena será decisiva”, alertavam as autoridades, a cada quinzena. Só em setembro a pandemia arrefeceu. E agora recrudesceu.
Continuamos na mesma situação. Estamos vivendo tempos provisórios que não terminam nunca. Já é um bom pedaço de vida. Já é significativo.
O que me leva a questionar: mais tarde, nas próximas vidas que viveremos, será que teremos coisas boas sobre este período guardadas na conta-corrente da nossa experiência?

Um lamento
Foi doído ouvir o lamento de um médico diante da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus:
“Costumo dizer que quando nós vemos um paciente se despedir do seu familiar ao telefone, todos nós morremos um pouquinho naquele momento, porque nós sabemos que existe uma chance muito razoável daquela pessoa nunca mais sair da UTI com vida, e essa é uma situação de todos os dias, não é uma eventualidade, fazemos isso todos os dias, o dia todo”.
Uma realidade chocante. E muito triste.

PEC do miojo?
Após a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) determinada pelo Supremo Tribunal Federal, houve um climão entre a Corte e a Câmara dos Deputados.
Embora tenha aceitado a decisão do Supremo e reconhecido que o parlamentar se excedeu no mandato, a Câmara rapidamente respondeu com a PEC da Imunidade, que aumenta os obstáculos para que parlamentares sofram de uma situação semelhante à de Silveira.
Tramitando em uma velocidade sem precedentes e pouco usual, a PEC não passou por nenhuma comissão da casa, o que é o rito normal de qualquer Proposta de Emenda à Constituição.
Logo lhe atribuíram a pecha de “PEC miojo”, uma referência ao pouco tempo para se preparar o macarrão instantâneo, três minutos.
Se dorme com uma constituição e se acorda com outra, eis o que a Casa pretendia fazer. Por sorte, o bom senso bateu à porta da Câmara e a votação da PEC foi adiada.
Por enquanto...

TRIVIAL VARIADO

Poderia uma alta dose de vitamina D administrada no momento de a internação hospitalar melhorar a evolução de pacientes com covid-19 moderada ou grave? De acordo com um estudo brasileiro, publicado no último dia 17 no Journal of the American Medical Association (Jama), a resposta é não.

No assunto: o ensaio clínico randomizado, duplo-cego e placebo-controlado – modelo considerado padrão-ouro para avaliar a eficácia de medicamentos – foi conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Tem mais: participaram 240 pacientes atendidos no Hospital das Clínicas (HC-FM-USP) e no Hospital de Campanha do Ibirapuera, na capital paulista, entre junho e agosto de 2020.
Em tempo: estudos anteriores “in vitro” ou com animais mostraram que a vitamina D e seus metabólitos, em determinadas situações, podem ter efeito anti-inflamatório, antimicrobiano e modulador da resposta imune.

Tome nota: segundo estudo de pesquisadores irlandeses, jovens que usam maconha com frequência têm maior risco de desenvolver doenças mentais graves, como a esquizofrenia.

Comentário de um infectologista de referência: “Estamos à beira da maior catástrofe humanitária da nossa história. As notícias convencionais e as redes sociais não conseguem mostrar o que está acon­tecendo de fato nas UTIs, Emergências e em todos os estabelecimentos de saúde espalhados pelo Maranhão”.
Iniciativa dos donos da CCM Group, empresa que organiza congressos médicos, ganhou a adesão de médicos dos principais hospitais do Brasil. A marca, na cor verde, remete tanto a mãos unidas quanto ao pulmão, órgão mais afetado pelo coronavírus.

Tem mais: nas trocas de mensagens, transparece a preocupação com a apatia da sociedade diante dos números que atestam o colapso no sistema de saúde. Por isso, o grupo decidiu promover campanhas usando mensagens fortes, para desestimular as aglomerações.

Entre os médicos, cresce a ideia de divulgar imagens a que a imprensa não tem acesso, do interior das emergências e das UTIs – preservando a identidade dos pacientes, naturalmente – para dar a verdadeira dimensão da tragédia.

REUNIÃO de amigos em torno de Armando Ferreira, diretor geral do Rio Poty Hotel, que mudou de idade esta semana e ganhou bolo de comemoração do aniversário: William Ribeiro, Armando, José Walter Maciel e Luiz Campos Paes
REUNIÃO de amigos em torno de Armando Ferreira, diretor geral do Rio Poty Hotel, que mudou de idade esta semana e ganhou bolo de comemoração do aniversário: William Ribeiro, Armando, José Walter Maciel e Luiz Campos Paes

DE RELANCE

Novas variantes
A descoberta de novas variantes do coronavírus levantou dúvidas a respeito dos imunizantes já disponíveis. Mutações estão no radar dos cientistas. Exemplo disso é a vacina anual contra gripe, composta por três variantes do vírus que causa a doença. Algumas farmacêuticas já fizeram questão de afirmar que seus imunizantes são eficazes também contra as variantes do coronavírus.

Novas variantes...2
Mas, à medida que surgem em lugares diferentes do mundo, o alerta se torna maior. Reino Unido, África do Sul, Brasil e Argentina foram alguns dos países que já registraram variantes “próprias”, descobertas apenas em seus territórios. As novas variantes foram apontadas como mais contagiosas, mas não há comprovação de que sejam mais graves. As dúvidas ainda são muitas. Por ora, só nos resta aguardar, como estamos fazendo ao longo de quase um ano. A guerra contra o coronavírus segue longe do fim.

Educação e Esporte
Um campeonato de futebol marcou o encerramento das atividades da quarta edição do Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol, que beneficiou 60 crianças carentes moradoras do bairro Vila Conceição, nos últimos seis meses. A proposta do projeto é bem simples e, ao mesmo tempo, eficiente: une educação e esporte para formar cidadãos. A competição contou com a participação de alunos da Escolinha Algarismo Romano, que abrilhantaram o torneio interno de encerramento de mais uma etapa do projeto. A disputa ocorreu na Associação dos Médicos e, para a garotada do projeto Educação e Esporte, foi uma oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos nos treinos.

Doenças raras
O Tribunal de Justiça do Maranhão promoveu Webinário em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJMA no Youtube. O webinário objetivou conscientizar a população sobre a importância da temática e os inúmeros desafios enfrentados pelas pessoas que sofrem com doenças raras, contribuindo para a inclusão, igualdade e erradicação de qualquer tipo de preconceito. O palestrante do webinário foi o presidente da Associação Maranhense de Doenças Genéticas e Raras, Paulo Ricarte.

Agências fechadas
A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária suspendeu as atividades presenciais nas agências do SINE da Região Metropolitana de São Luís, Bacabal e Imperatriz, de hoje a 14 de março, em cumprimento ao Decreto Estadual estabelecido pelo Governador Flávio Dino. As demais agências deverão cumprir as diretrizes estabelecidas por meio de seus decretos municipais.

Pessoas imunizadas
De acordo com a atualização da Secretaria de Estado da Saúde, somente 22% das 217 cidades do Maranhão já alcançaram 60% de pessoas imunizadas. Na madrugada de quarta-feira, mais 62.400 novas doses da CoronaVac chegaram no estado. Essas vacinas são destinadas a imunização de 29.675 pessoas, entre trabalhadores da saúde e pessoas idosas com idade de 80 a 84 anos. Até agora, de 448 mil vacinas enviadas, apenas 202 mil já foram aplicadas, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Risco de Alzheimer
Estudo da Uppsala University, localizado na Suécia, sugere que pressão arterial alta noturna aumenta risco de Alzheimer em homens mais velhos. Um grupo de mil suecos de 70 anos foi avaliado pela pesquisa. O perigo de demência foi maior em homens com pressão mais alta à noite, período vital para preservar a saúde cerebral. “Em animais, já vimos que o cérebro faz uma ‘limpeza’ durante o sono e que ela é comprometida quando a pressão arterial está anormal”, disse Christian Benedict, um dos autores.

Para escrever na pedra:
“A obviedade e a mediocridade são de tal modo cansativas, que, quando a gente encontra uma pessoa brilhante, isso é sempre surpreendente”. De Paulo Sant´Ana, escritor gaúcho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.