Chavismo

Secretário dos EUA planeja mais ''pressão multilateral'' contra Maduro

Antony Blinken já havia dito que considera Nicolás Maduro um ''ditador brutal'' e que concordava em continuar reconhecendo Guaidó como autoridade legítima da Venezuela

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
​Antony Blinken e Joe Biden durante conferência no dia 1º de março de 2021
​Antony Blinken e Joe Biden durante conferência no dia 1º de março de 2021 (¿Antony Blinken e Joe Biden durante conferência no dia 1º de março de 2021)

WASHINGTON - O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, conversou na terça-feira,2, com Juan Guaidó, líder da oposição da Venezuela que os Estados Unidos reconhecem como presidente interino. O secretário de Estado dos EUA propôs trabalhar com os aliados para aumentar a "pressão multilateral" sobre o líder socialista Nicolás Maduro.

"Blinken falou com o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó. Ele destacou a importância do retorno à democracia na Venezuela por meio de eleições livres e justas", diz um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, em referência à conversa por videoconferência.

O secretário de Estado do governo de Joe Biden pediu "esforços para trabalhar com aliados com ideias semelhantes", como a União Europeia, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e iniciativas como o Grupo de Lima para "aumentar a pressão multilateral" por "uma transição democrática e pacífica " na Venezuela, acrescenta o documento.

Maduro, cuja reeleição em 2018 é questionada pela Casa Branca e classificada como fraudulenta, chamou Biden para "um novo caminho" nas relações entre Caracas e Washington após o mandato do ex-presidente Donald Trump, no qual duras sanções foram impostas contra a Venezuela e sua petroleira estatal PDVSA para tentar tirar o governante chavista do poder.

Diante da crise política e econômica na Venezuela, que levou mais de cinco milhões de pessoas a fugir do país, Blinken ofereceu a Guaidó "o apoio contínuo dos Estados Unidos", segundo o comunicado.

Guaidó, segundo nota de seu gabinete, expressou a Blinken "compromisso" com os Estados Unidos e outros aliados de buscar soluções políticas e, ao mesmo tempo, aumentar "a ajuda humanitária significativa" aos venezuelanos.

"Eles concordaram em trabalhar com a comunidade internacional para conseguir eleições presidenciais e parlamentares livres, justas e transparentes", acrescentou.

Ditador brutal

Em 19 de janeiro, antes de assumir o cargo de Secretário de Estado, Blinken descreveu Maduro como um "ditador brutal" e anunciou que concordava em continuar reconhecendo Guaidó como autoridade legítima da Venezuela.

Em 2019, a maioria dos parlamentares declarou que Maduro era um usurpador do poder por ter se eleito por meio de uma fraude. Nessa circunstância, o poder deveria ir para o próximo na linha de sucessão --o chefe do Parlamento, Juan Guaidó.

Em dezembro passado, os principais partidos da oposição boicotaram as eleições, que qualificaram como uma farsa. O chavismo retomou o controle da Assembleia Nacional.

Os Estados Unidos, juntamente com a União Europeia e vários países latino-americanos, não reconhecem o Congresso resultante dessa eleição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.