Celebração

Programação marcará semana alusiva à mulher

Devido a pandemia do novo coronavírus, a maior parte da programação será virtual

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

São Luís - O Dia Internacional da Mulher (8 de março) será comemorado com programação especial em São Luís, sendo a maior parte de forma virtual, devido a pandemia do novo coronavírus. Uma das atividades será realizada pela Prefeitura. Outra está sendo preparada pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. O Governo do Estado também anunciou programação especial.

O poder público municipal fará uma live com o tema “A vida das mulheres importa”, para debater a importância da igualdade de gênero, políticas públicas voltadas para as mulheres, garantindo mais acesso aos serviços de saúde, educação, assistência para as que estão em situação de vulnerabilidade e violência, bem como formas de empoderamento.

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Comunicação veiculará uma campanha institucional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito e valorização das mulheres. Segundo o secretário municipal de Comunicação, Joaquim Haickel, a idéia é enfatizar a importância da mulher como cidadã e indivíduo.

“Nós compreendemos que as suas peculiaridades não devem ser tomadas como motivos para a violência de qualquer tipo, mas como inspiração para políticas públicas que promovam a igualdade entre homens e mulheres”, disse Haickel.

Além disso, será realizada uma live organizada pela Coordenadoria Municipal da Mulher, reunindo os titulares das principais pastas que têm políticas específicas voltadas para as mulheres, como Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, entre outras.

“O dia 8 é um dia de luta e reflexão sobre que direitos as mulheres já conquistaram e que problemas ainda precisam ser debatidos e superados. Reunindo todas as pastas que têm ações voltadas para as mulheres nós conseguimos mapear o que já há em andamento e pensar formas de ampliar e melhorar estes serviços, além de articular o acesso das mulheres a eles”, afirmou Luzimar Lopes, coordenadora municipal da Mulher.

Atividades
Ao longo do mês de março, a Coordenadoria Municipal da Mulher articulará atividades em parceria com outros órgãos, entidades e instituições públicas, bem como com a rede de proteção à mulher, para avaliar avanços e debater formas de fazer com que as demandas da população feminina possam avançar com mais celeridade.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima também tem programação alusiva. Ontem, pelo Instagram da Biblioteca Municipal José Sarney, foi transmitida a live “Violência doméstica e familiar contra mulher em tempos de pandemia”, com a participação da advogada Aulinda Lima, da vereadora Silvana Noely e da letróloga Dolores Soares, voluntária do Instituto Empoderar-se.

O Governo do Estado, por sua vez, divulgou programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. No dia 8, por exemplo, haverá o lançamento do Selo Amigo da Mulher, via plataforma GoogleMeet. No dia 11, a Casa da Mulher Brasileira ampliará o aplicativo Salve Maria para Imperatriz, às 16h.

Também no dia 8, no estacionamento do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, será deflagrada a campanha de doação de sangue para as mulheres, às 14h. Nos dias 23 e 24 de março, será ofertada, pelo Google Meet, capacitação para equipe de gestoras em parceria com a Procuradoria da Assembleia Legislativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.