Luto no esporte

Covid-19 mata rodado treinador que foi campeão maranhense

Ruy Scarpino estava internado desde o último domingo em Manaus com a doença causada pelo novo coronavírus e não resistiu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O treinador Ruy Scarpino tinha 59 anos
O treinador Ruy Scarpino tinha 59 anos (ruy q)

SÃO LUÍS - A pandemia de Covid-19 fez mais uma vítima conhecida no futebol nacional. Morreu na manhã de ontem, 3, em Manaus (AM), o treinador Ruy Scarpino, 59 anos. Ele estava internado desde o último domingo, 28, no Hospital Samel, na capital do Amazonas. Internado às pressas quando se preparava para deixar Manaus após ser demitido do Amazonas FC, o técnico teve uma piora no quadro e, com 80% dos pulmões comprometidos, foi entubado no início da semana.

Natural de Vitória (ES), Ruy Scarpino atuou como goleiro por vários clubes brasileiros, como a Ferroviária (SP), e há mais de 20 anos vem desempenhando a função de treinador de futebol. Como goleiro, ele trabalhou pelo Moto Club de 1996 a 1998.

Ruy Scarpino foi campeão maranhense pelo Moto nas temporadas 2004 e 2016. Este último, considerado um dos melhores anos do Moto. Ao comando de Ruy, o time engatou a boa fase e conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. A primeira vez que o técnico treinou o Moto foi em 1999, quando iniciou sua caminhada como treinador.

Em 2017, Ruy Scarpino comandava o Maranhão Atlético e quase conseguiu outro acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o time fez boa campanha, mas no terceiro 'mata-mata' acabou sendo eliminado pelo Operário-PR.

O treinador voltou ao futebol maranhense para ser campeão em 2019, mas pelo Imperatriz. A final foi contra o Moto Club e uma das mais emocionantes da história do Estadual, quando o Cavalo de Aço marcou o gol do título nos minutos finais.

Mais títulos

Além do futebol do maranhense, Ruy Scarpino foi campeão paulista de 2002 e da Série C do Brasileiro de 2003, ambos pelo Ituano, Ruy Scarpino é rodado no interior de São Paulo, passando por Sertãozinho, Atlético Sorocaba, União Barbarense, Itapirense, São José, Capivariano, Catanduvense, Red Bull Brasul, Santo André, São Bernardo, Linense, Noroeste, Rio Branco e Taquaritinga.

Ruy Scarpino também trabalhou em outros clubes brasileiros, como Campinense (PB), Altos (PI), Cuiabá (MT), Ceará (CE), América (RN) e Goiânia (GO), além do Amazonas (AM), onde estava até semana passada.

O irmão de Ruy, Tião Scarpino também foi goleiro do Moto Club com título maranhense, esteve como preparador de goleiros depois do clube com conquistas.

Antes dele, o coronavírus havia matado outro profissional de expressão no futebol maranhense: Batista Oliveira. Há nove dias, quem faleceu o diretor de futebol do Sampaio Corrêa, que ocupava o cargo há 12 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.