Cidades | Livres

Saiba como bloquear ligações de telemarketing no Maranhão

Ferramenta está disponível no site do Procon/MA e precisa de cadastro do consumidor
03/03/2021 às 15h30
Saiba como bloquear ligações de telemarketing no Maranhão. (Divulgação)

São Luís - No Maranhão, pessoas que recebem as ligações indesejadas contam, desde 2015, com o serviço de Bloqueio de Telemarketing oferecido pelo Procon/MA. A ferramenta está disponível no site www.procon.ma.gov.br e aplicativo Procon/MA, que tem versões para Android e IOS.

Serviço
Para se cadastrar, após acessar o site ou aplicativo, o consumidor deve preencher um formulário, informando nome, CEP, endereço e inserir até quatro linhas telefônicas que deseja bloquear o recebimento de ligações de telemarketing.

Com o cadastro, as empresas de telemarketing ou estabelecimentos ficam impedidas de efetuar ligações telefônicas não autorizadas para usuários nele inscritos, obrigando a retirada do contato dos cadastrados do seu sistema em um prazo de trinta dias. Caso a empresa volte a realizar as ligações, o consumidor deve formalizar denúncia ao Procon/MA.

“Ao se sentir importunado por serviços de telemarketing, o consumidor pode solicitar a exclusão de seu contato e deixar de receber essas chamadas indesejadas. A Lei Estadual 9.053/2009 e o art. 56 do Código de Defesa do Consumidor preveem sanções em casos de desrespeito ao bloqueio”, ressalta a presidente do Procon/MA, Karen Barros.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte