Opositor do governo

EUA impõem sanções a russos pela tentativa de assassinato de político

​ Governo de Joe Biden impôs sanções a dirigentes e entidades da Rússia pela tentativa de assassinado de Alexei Navalny, no ano passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Alexei Navalny antes de audiência sobre a sua prisão em 20 de fevereiro de 2021
Alexei Navalny antes de audiência sobre a sua prisão em 20 de fevereiro de 2021 (Alexei Navalny)

WASHINGTON - O governo de Joe Biden tornou públicos, ontem, 2, os relatórios de investigação sobre como a agência russa FSB esteve por trás do envenenamento de Alexei Navalny, o principal político de oposição ao governo de Vladimir Putin.

Também foram anunciadas sanções contra os russos pelo ataque e pela prisão de Navalny. Sete dirigentes do governo russo foram sancionados. São ações semelhantes às que a União Europeia havia tomado. Não há nenhuma sanção direta contra Putin.

As autoridades americanas confirmaram que Navalny foi atacado com o produto químico Novichok, que já havia sido usado em outros dissidentes políticos.

Em uma conferência, autoridades do governo americano afirmaram que a decisão foi tomada em coordenação com a União Europeia, e reiteraram o pedido de Biden para que a Rússia liberte Navalny. A Rússia nega que tenha tentado matar Navalny no ano passado.

Donald Trump não fez nada a respeito do caso Navalny. Biden sinaliza que vai agir de forma mais enérgica com os russos.

Caso Navalny

Navalny, de 44 anos, se sentiu muito mal durante um voo na Rússia, que teve que fazer um pouso de emergência na Sibéria. Depois disso, ele foi hospitalizado em Berlim. Navalny afirma que os serviços secretos russos o envenenaram com um agente neurotóxico.Ele foi preso assim que voltou ao seu país, no começo deste ano. Ele está em uma colônia penal a cerca de 100 quilômetros de Moscou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.