Saúde

Unhas fracas: como tratar problema que acomete mais de 20% da população

Segundo especialista, fragilidade é caracterizada por unhas inelásticas fracas que se partem, lascam, descamam ou se esfarelam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(unhas)

São Paulo - Unhas fracas, quebradiças e que não crescem são queixas muito frequentes no dia a dia do consultório dos dermatologistas. Cerca de 20% da população sofre da Síndrome das Unhas Frágeis - principalmente mulheres acima dos 50 anos - e as queixas com o enfraquecimento delas representam 10% dos problemas relatados nos consultórios dermatológicos.

Segundo a médica Eloísa Ayres, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a fragilidade é caracterizada por unhas inelásticas fracas que se partem, lascam, descamam ou se esfarelam.

"Essa condição pode ser causada por fatores que alteram a produção da lâmina ungueal, como doenças inflamatórias, infecciosas e imunológicas ou mesmo traumas e agressões externas. Muitas vezes, ela está relacionada a doenças sistêmicas ou a deficiências nutricionais, podendo decorrer do uso de alguns medicamentos", explica a médica.

De acordo com a dermatologista, condições gerais do paciente e alterações endocrinológicas como o hipotireoidismo devem sempre ser investigadas. Outros fatores que influenciam são os ambientais e ocupacionais (clima e estresse, por exemplo), que produzem desidratação progressiva das unhas, com um papel importante na fragilidade das unhas.

"Como as unhas não são órgãos vitais, elas são as primeiras a sofrer com carências alimentares. Por isso, hábitos nutricionais saudáveis são muito importantes para manter sua saúde", ressalta a dermatologista, que ainda alerta: "o uso de esmaltes, removedores, unhas postiças ou artificiais são formas de agressão química e podem piorar essa fragilidade ungueal".

A dermatologista recomenda, como medida preventiva, a suplementação oral de vitaminas (especialmente biotina), oligoelementos e aminoácidos como a cisteína, que podem ser úteis para melhorar a resistência das unhas.

"O ideal é que, uma vez estabelecida a causa da fragilidade, um conjunto de medidas sejam adotadas para solução do problema. Além da suplementação oral, sugerimos também o uso regular de hidratantes tópicos e de bases vernizes para reestruturar a unha afetada, preenchendo as irregularidades da superfície ungueal, selando as escamas e fortificando a placa da unha", indica Dra Eloísa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.