Saúde

Mais de 500 pacientes foram atendidos em Centro de Saúde

Segundo a Semus, a nova unidade de saúde, no bairro Sacavém, serve para atendimento de pacientes com síndromes gripais

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira
Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira (Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira )

São Luís - Inaugurado no dia 15 de fevereiro deste ano, o Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira já atendeu mais de 500 pacientes, desde que iniciou os atendimentos exclusivos aos casos de síndromes gripais leves.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a unidade de saúde, localizada na Avenida dos Africanos, no bairro Sacavém, é especializada no atendimento a pacientes com síndromes gripais e integra as ações do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19 em São Luís.

O Centro conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, médico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e técnicos de enfermagem. O paciente atendido na unidade tem avaliação médica completa, por meio de aferição da temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e exame de oximetria, para a identificação dos sintomas.

Teste
Nos casos necessários, é realizado o teste rápido para Covid-19, administração e dispensação de medicamentos. Caso a avaliação seja considerada de quadro moderado a grave, o paciente será estabilizado e encaminhado para as unidades específicas, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda estão em fase de reforma e adequação para atendimento dos casos das síndromes respiratórias agudas as unidades distribuídas geograficamente no Centro, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e zona rural de São Luís. A previsão é que as unidades sejam entregues ainda neste mês de março.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em bairros da Grande Ilha, que compreende os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, os casos confirmados da doença já chegam a 32.927, sendo que São Luís é a cidade que concentra o maior número de casos na região, com 30.044 confirmados. Em seguida, está São José de Ribamar, com 1733; Paço do Lumiar, com 738, e Raposa, com 412.

SAIBA MAIS

Ocupação de leitos de UTI

Leitos de UTI para a Covid-19 na Grande São Luís
Total de leitos de UTI - 169
Leitos ocupados de UTI - 147
% de ocupação das UTIs - 86,98%

Leitos clínicos para a Covid-19 na Grande São Luís
Total de leitos - 372
Leitos ocupados - 242
% de ocupação - 65,05%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.