Pandemia

Covid-19: Dino comenta decisão do STF e anuncia mais 132 leitos de UTI no MA

Segundo Dino, os repasses federais para este fim cessaram-se em dezembro do ano passado.

Gilberto Léda / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Governador falou em "cumprimento da lei"
Governador falou em "cumprimento da lei" (Flávio Dino)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou ontem (1º), em entrevista à TV Mirante, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizará ainda nesta semana 132 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19.

O anúncio foi feito pelo comunista ao comentar a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) obrigando o Ministério da Saúde a custear leitos desse tipo na rede estadual.

Segundo Dino, os repasses federais para este fim cessaram-se em dezembro do ano passado. "Nesta semana vamos abrir mais 132 leitos e não é justo, não é correto e não é de acordo com a lei, que isso seja custeado exclusivamente pelo Governo do Estado como está sendo desde o mês de janeiro”, destacou.

O governador maranhense acrescentou que a decisão do STF faz cumprir a lei, que estabelece “financiamento" tripartite da saúde pública no país.

"A lei tem que ser cumprida. A legislação do SUS exige o chamado financiamento tripartite. Infelizmente, o Ministério da Saúde repassou aquilo que lhe cabe legalmente somente até o mês de dezembro. Neste instante em que nós estamos conversando não há nenhum leito de UTI dedicado ao coronavírus, da rede estadual, que esteja recebendo os recursos que são devidos segundo a lei, daí termos ido ao Supremo porque isso é fundamental para garantir a qualidade e a continuidade da ampliação que nós estamos fazendo”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.