Mudança de partido

Além de migração, Pedro Lucas negocia comando do PSL

Articulações dão conta de que o parlamentar, que perdeu a liderança do PTB após divergir de encaminhamento da sigla na votação da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), seria o responsável pelos liberais no âmbito estadual

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Pedro Lucas Fernandes deverá se filiar ao PSL comandado pelo vereador Chico Carvalho no Maranhão
Pedro Lucas Fernandes deverá se filiar ao PSL comandado pelo vereador Chico Carvalho no Maranhão (Pedro Lucas)

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB), além de negociar a sua migração dos quadros petebistas para o PSL, colocou na mesa a liderança da provável futura sigla no Maranhão. Atualmente, o comando social-liberal é do vereador de São Luís, Chico Carvalho (PSL), no entanto, a liderança nacional do PSL deseja a mudança de comando. Fontes próximas de O Estado sinalizam inclusive de que o “martelo” será batido nas próximas horas.

Uma reunião na semana passada, em Brasília, entre Pedro Lucas, membros da Executiva do PSL e aliados praticamente encaminhou o acordo, que depende neste momento de desvinculação do parlamentar maranhense do PTB.

As conversas entre Pedro Lucas e PSL ocorrem há algumas semanas e se intensificaram com a votação no dia 19 deste mês pelo plenário da Câmara dos Deputados, que definiu pela manutenção da prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ). Pedro Fernandes, ao contrário de orientação do PTB, votou favorável à manutenção da prisão.

Com o posicionamento, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson – que estaria também insatisfeito com a atuação de Pedro Lucas Fernandes na liderança do grupo que já chegou a somar 85 parlamentares do PTB, MDB e PP - definiu pela retirada do deputado maranhense da presidência do partido no Maranhão no dia 20 do mês passado.

Em seu lugar, o presidente do PTB incluiu a deputada estadual Mical Damasceno (PTB). Ela – que está em primeiro mandato na Assembleia Legislativa foi confirmada como a nova líder do partido no Maranhão no dia 25 do mês passado.

Convite

Sobre a ida ao PSL, Pedro Lucas encaminha acordo a partir de convite feito pelo vice-presidente da sigla, Antônio Rueda. “Sim, mas ainda estamos conversando. Converso com [Antônio] Rueda todos os dias”, disse Pedro Lucas a O Estado.

Caso seja incorporado ao PSL, Pedro Lucas substituiria ao vereador de São Luís, Francisco Carvalho, que comanda o partido há quase duas décadas no Maranhão. Carvalho – que esteve no encontro em Brasília que encaminhou acordo entre Pedro Lucas e partido falou a O Estado sobre a possível substituição.

“Sei qual foi a minha importância para o partido. Por oito anos, fomos a regional que mais contribuiu para o fundo partidário da sigla e fomos fundamentais para a ascensão do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, nos quadros eleitorais no nosso estado. Portanto, se for da vontade da direção nacional, sairei de cabeça erguida”, afirmou.

Carvalho possui mandato para a permanência no posto até 2021. O seu cargo foi alvo de disputas sucessivas vezes nos últimos anos. Um dos últimos impasses foi registrado em setembro do ano passado, quando o ex-candidato a governador do Maranhão e empresário, Edinho Lobão (MDB), teria se autoproclamado presidente do PSL.

O vereador Chico Carvalho, por sua vez, rebateu ao fato e disse que jamais pediu renúncia da liderança do PSL, fato que fora questionado à época por Edinho que, em nota, disse que dispensou conversas com o PSL apesar de, segundo ele, ter sido convidado para assumir a sigla no Maranhão.

Mais

O voto favorável de Pedro Lucas à prisão de Daniel Silveira (PSL/RJ) acompanha posicionamento liberal. O presidente do partido, Luciano Bivar, chegou a emitir nota repudiando a atitude de Silveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.