Comportamento

Café: um hábito e uma paixão dos brasileiros

No Brasil, o consumo anual gira em torno de 70 mil toneladas; bebida tem despertado curiosidade de apreciadores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(café)

Café é a bebida mais consumida pelos brasileiros depois da água. Sem café muita gente não consegue vencer o dia, e esta presença (deliciosamente cheirosa) está na mesa de todos nós desde muito cedo.

No Brasil, o consumo anual de café especial gira em torno de 70 mil toneladas, o que representa de 5% a 10% do consumo total no setor. Esse consumo cresce 15% ao ano, enquanto o de café tradicional (encontrado nos supermercados) aumenta 3,5% ao ano.

Há uma diferença muito grande na qualidade do café tradicional que normalmente se vê em supermercado e dos cafés especiais, sem tanta diferença no preço por xícara. A torra, os grãos, os aromas e sensações que os cafés especiais oferecem, segundo especialistas, são uma explosão de sabor inigualável!

A arte de se degustar cafés especiais tem se propagado com muita rapidez no Brasil e aqui em São Luís não iria ser diferente, com cafeterias especializadas e baristas locais (profissional especialista em preparar e servir café, que pode ser comparado aos sommelier no universo dos vinhos).

Para ampliar o conhecimento sobre esta bebida, será realizado em São Luís, o “Workshop Cafés Especiais” com o barista Carlos Figueiredo, sócio e barista do Café Ideal. O curso alterna teoria e prática, ensinando como extrair o máximo dos grãos em 3 métodos: Clever, V60 e Prensa Francesa, (todos são possíveis de fazer em casa mesmo). Vai também mostrar a diferença entre o que se compra em supermercado e a qualidade dos cafés especiais e oferecer degustações.

“Entregar-se ao café especial é um caminho sem volta, faz com que você queira descobrir todos os seus segredos, e ouvir tudo que ele tem a te dizer: tudo isso através somente de suas notas sensoriais. Assim, acredito que conhecer um pouco mais da arte e cultura do café pode dar às pessoas condições pra extrair o máximo da bebida”, afirma o barista.

Serviço

O quê: Workshop Cafés Especiais

Onde: Café Ideal – Av. dos Holandeses, Galeria Fiori, em frente à Mercedes Bens.

Quando: Sábado, 13/03 das 8h às 12h

Contato/whatsApp: (98) 98882-5522

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.