Em estudo

Amostras da cepa brasileira do coronavírus estão sendo analisadas em Oxford

Segundo Nancy Bellei, infectologista, especialista em pesquisas sobre coronavírus, as amostras da variante brasileira estão sendo estudadas com a vacina Oxford / Astrazeneca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Nova cepa está em análise
Nova cepa está em análise (covid variante)

São Paulo - A variante brasileira do coronavírus - assim como as cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul -, preocupou o mundo devido ao fato de ser mais contagiosa e mais resistente a anticorpos. A ciência, no entanto, avança nas análises da cepa em relação à resposta vacinal, com amostras já sendo analisadas na Universidade de Oxford.

De acordo com Nancy Bellei, infectologista da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp - Campus São Paulo), foi observado em estudos in vitro que a variante brasileira, da mesma forma que a variante sul-africana, teve uma redução importante da produção de neutralização, ou seja, da ação dos anticorpos neutralizantes. Os estudos utilizaram soros de pacientes imunizados com as vacinas da Pfizer e Moderna.

Por outro lado, os estudos da vacina Oxford / Astrazeneca na África do Sul foram suspensos devido a uma eficácia menor de 50% com a variante sul-africana. "Essa cepa tem, de modo geral, mutações diferentes da brasileira, mas possui também mutações em comum que determinam diminuição de atividade neutralizante com a cepa anterior", explica Bellei.

"Assim, é de se pensar que eventualmente essas cepas brasileiras podem determinar que indivíduos vacinados corram o risco de não ter uma boa resposta, mas não sabemos ainda", complementa a infectologista.

Novas análises
Amostras da cepa brasileira já foram enviadas para a Universidade de Oxford para que se faça o estudo das células. "Para essa análise, os cientistas possuem as amostras da cepa brasileira e soros de vacinados com a vacina Oxford / Astrazeneca", garante Bellei.

A infectologista diz que é importante aguardar resultados. "É fundamental a gente entender que esses títulos que foram mais baixos, ou essa eficácia no continente africano, foi para a doença leve. Nós ainda não sabemos o quanto essas vacinas atuais vão ter um papel, ainda que a gente tenha cepas variantes no país, para a redução de hospitalização e óbito", conclui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.