Espacial

Base de Alcântara deve começar a lançar orbitais no fim deste ano

Nove empresas já enviaram propostas para operar em Alcântara, o que será um marco espacial para o país; quatro delas são brasileiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Operação de lançamento só será possível graças à assinatura, em 2019, de Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com EUA
Operação de lançamento só será possível graças à assinatura, em 2019, de Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com EUA (Base de alcântara)

Brasília - Se por um lado o Brasil ainda depende de países como a Índia para o lançamento de satélites mais robustos, como o Amazônia 1, por outro nosso país está pronto para começar a lançar pequenos orbitais, a partir da Base de Alcântara, no Maranhão. Nove empresas já enviaram propostas para operar em Alcântara. Quatro delas são brasileiras. A operação pode começar já no fim deste ano.

De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, a operação só será possível graças à assinatura, em 2019, de um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos, que contém cláusulas para proteger a tecnologia norte-americana.

Segundo ele, essas cláusulas são importantes pois cerca de 90% dos satélites do mundo utilizam tecnologia americana. “Assim, o Brasil entra no grupo seleto de países que conseguem por um satélite em órbita”, diz. Para Moura, a operação em Alcântara será um marco: “É o desenvolvimento de um setor econômico muito forte aqui no Brasil”.

Moura também abordou outros assuntos como a participação do Brasil no projeto Ártemis – para levar astronautas até a Lua – e as parcerias com universidades brasileiras. A entrevista completa pode ser conferida no programa Brasil em Pauta deste domingo, 28, que vai ao ar na TV Brasil às 19h30. As informações são da Agência Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.