Internet

Mais respeito e menos cancelamento nas redes

Docentes e profissionais de gestão e comunicação lançam movimento para refletir sobre a cultura do cancelamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Campanha trata do cancelamento nas redes
Campanha trata do cancelamento nas redes (cancelamento)

São Luís - Um grupo de 27 professores-pesqui-sadores, profissionais e consultores da área da Comunicação, com atuação em vários estados brasileiros, lançou o Movimento #Respeitonasredes – por mais diálogo e menos cancelamentos. O Movimento é nacional e teve início com um Manifesto, redigido de forma colaborativa, que traz uma reflexão sobre o momento que vivemos, a cultura do cancelamento e suas consequências. Alerta para o papel da sociedade, empresas, organizações, influenciadores, imprensa e instituições de ensino para o incentivo ao uso responsável das redes e promoção de uma cultura voltada ao diálogo.

A iniciativa surgiu a partir da percepção deste grupo em relação aos excessos cometidos em algumas situações, levando a uma emoção coletiva nas redes, que acaba destruindo reputações. O documento pondera que “marcas, empresas, organizações e pessoas são julgadas, condenadas e executadas pelo tribunal das redes sociais da internet”.

E conclui que na cultura do cancelamento – exclusão sumária de quem, aos olhos e julgamento das redes, cometeu erros – passaremos a ver cada vez mais vozes sendo caladas pelo medo de perder trabalho, espaço ou sofrer ataques mais graves, que ultrapassam a barreira do digital e passam a ser um inimigo real, também fora da internet.

Do Maranhão, integram o grupo de signatários do Manifesto, os jornalistas Adriana Vieira (InterMídia Comunicação Integrada) e Leonardo Sampaio (Fiema). “Somos uma empresa de Comunicação com Propósito, esse é o nosso slogan e nosso posicionamento. Não acreditamos no marketing que usa a comunicação para destruir e cancelar; acreditamos que o cancelamento inicialmente era algo positivo, como uma resposta da sociedade aos abusos e uma forma de dar voz às causas. Mas o que vemos hoje é algo sem precedentes, que dissemina o ódio e elimina qualquer possibilidade de diálogo. Comunicação deve ser ponte, para unir pessoas e ajudar na evolução da humanidade”, diz a jornalista Adriana Vieira, sócia da InterMídia Comunicação Integrada.

“É sobre tudo isso essa campanha. Estou honrada de estar ao lado de colegas tão nobres e pares tão éticos, que pensam nacionalmente a comunicação com seriedade, com ciência e com responsabilidade”, completa Adriana Vieira, que além de signatária do Manifesto, também cedeu sua imagem e participa do vídeo, com outros profissionais, denominado Poesia do Manifesto, de autoria da jornalista Ana Negreiros, do Tocantins, que também assinou a criação visual das peças da campanha.

SAIBA MAIS

O Manifesto na íntegra pode ser acessado no site movimentorespeitonasredes.com. Além desta ação inicial, o Movimento #Respeitonasredes – por mais diálogo e menos cancelamentos também terá presença digital nas redes, com parcerias sendo construídas para fazer as reflexões propostas chegarem a um número ainda maior de pessoas em todo o país.

Mais informações no site https://movimentorespeitonasredes.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.