Pedreira

Bolívia Querida já sabe quem enfrentara na Série B 2021

Com a confirmação da queda do Vasco, a próxima edição da Série B terá um número recorde de clubes que já foram campeões nacionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Sampaio Corrêa terá que encarar na Série B cinco campeões brasileiros
Sampaio Corrêa terá que encarar na Série B cinco campeões brasileiros (Sampaio)

São Luís - Com a confirmação matemática do último rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2021, o Sampaio Corrêa, conheceu na noite da quinta-feira, 25, após a última rodada do Brasileirão quais serão seus 19 adversários na competição. O Vasco da Gama se juntou a Goiás, Coritiba e Botafogo na lista dos clubes que caíram da Serie A.

O Sampaio Corrêa, que na edição de 2020 da Segundona oscilou entre a zona de rebaixamento e o G4 e acabou na sexta colocação, a melhor desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, que se cuide, pois com a confirmação da queda do Vasco, a próxima edição da Série B terá um número recorde de clubes que já foram campeões nacionais. Além do clube cruzmaltino, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Guarani estarão na disputa, o que representa um total de 12 títulos.

Cruzeiro e Guarani disputaram a última Série B e não conseguiram retornar. Vasco, Botafogo e Coritiba foram rebaixados neste Brasileirão, ao lado do Goiás. O campeão da edição foi o Flamengo.
Dos 12 títulos brasileiros, o Cruzeiro coleciona quatro conquistas, sendo uma delas da Taça Brasil de 1966, reconhecida como equivalente ao Brasileirão pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os outros vieram nos anos de 2003, 2013 e 2014.

O Vasco da Gama ganhou quatro edições do Brasileirão nos anos de 1974, 1989, 1997 e 2000. Já o Botafogo possui dois títulos: um de 1995 e outro da Taça Brasil de 1968. O Coritiba conquistou o título da Série A em 1985. E o Guarani possui o título de 1978.

A próxima Série B terá a disputa de 20 clubes: Vasco da Gama, Goiás, Coritiba e Botafogo (rebaixados); CSA (AL), Sampaio Corrêa, Ponte Preta (SP), Operário (PR), Avaí (SC), CRB (AL), Cruzeiro (MG), Brasil de Pelotas (RS), Guarani (SP), Vitória (BA), Confiança (SE) e Náutico (PE) (já disputaram a última edição); e Vila Nova (GO), Remo (PA), Brusque (SC) e Londrina (PR) (subiram da Série C).

O Sampaio Corrêa conquistou a Série B de 1972. A Segunda Divisão daquele ano reuniu 23 times, sendo todos do Nordeste, divididos em 4 grupos (3 com 6 times e 1 com 5 times). Duelaram-se em turno e returno dentro dos grupos, avançando para a 2ª fase os dois primeiros colocados.

Sampaio Corrêa disputou a final no dia 17 de dezembro em jogo único, contra o Campinense (PB). A partida ocorreu em São Luís, numa verdadeira batalha campal, terminando em 1 x 1 no tempo normal, com o gol de empate do time maranhense saindo aos 44 minutos da etapa final e 0 x 0 na prorrogação. A Bolívia Querida venceu nas cobranças de pênaltis por 5 x 4, levantando o troféu de campeão da Segunda Divisão do Brasileirão de 1972.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.