Artigo

Academia Maranhense de Letras Jurídicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

A Academia Maranhense de Letras Jurídicas foi fundada em 22 de fevereiro de 1986 e, assim sendo, no dia 22 de fevereiro de 2021 completou 35 anos de sua fundação.

Em cumprimento a esta história tão importante sobre o seu aniversário, foi realizada uma Assembléia Geral Extraordinária, na data, acima mencionada, sob o comando do seu atual presidente dr. Júlio Moreira Gomes Filho, que revelou para muitas pessoas a importância da Academia Maranhense de Letras Jurídicas no Maranhão e no Brasil, especialmente.

O dr. Júlio Moreira Gomes Filho é um excelente profissional nos estudos e nas aplicações da Ciência de Direito, na concretização da Justiça e da paz social.

Com estas qualidades ele está realmente na Presidência da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e com o apoio completo de todos os seus demais membros efetivos e dirigindo-a de forma completamente legal e justa.

A Academia Maranhense de Letras Jurídicas é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas e elas juntas cresceram, estão crescendo e crescerão sempre, pois são compostas por juristas, agentes perfeitos da inteligência e da cultura.

Eles todos sabem realmente pensar, sentir, ouvir, falar e escrever objetivando sempre a aplicação da ciência do Direito e a concretização da Justiça e assim para que a paz social seja benéfica para todas as pessoas merecedoras.

A diretoria da Academia Maranhense de Letras Jurídicas está, hoje, assim composta: presidente dr. Júlio Moreira Gomes Filho, vice-presidente dr. Gladston Fernandes de Araujo, 1º diretor-secretário dr. Oton Leite Fernandes, 2º diretor-secretário dr. Carlos Eduardo de Oliveira Lula, 1º diretor financeiro dr. Luís Augusto de Miranda Guterres Filho, 2º diretor-financeiro dr. José Maria Alves da Silva. O seu conselho fiscal está assim composto: dr. Raimundo Ferreira Marques, dr. Roberto Carvalho Veloso e dr. João Batista Ericeira.

O fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas é o advogado dr. Wady Sauáia, que faleceu em 4 de setembro de 1995 e deixou eternas saudades.

Outros membros efetivos da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e que faleceram mais recentes são: o dr. Milson de Souza Coutinho, dr. José Maria Ramos Martins e o dr. Flávio Dino de Castro e Costa. Todos estes ilustres juristas deixaram também eternas saudades.

Eles sempre revelaram inteligência e cultura quando falavam e escreviam. Nunca serão esquecidos. Apenas os seus corpos foram embora, porém os seus espíritos ficaram para sempre e que estão presentes no que realizaram em benefício de muitas pessoas merecedoras.

Todos os membros efetivos da Academia Maranhense de Letras Jurídicas são Imortais e assim só fizeram, fazem e farão o bem. Todos eles são conhecedores da Ciência do Direito e das demais outras que auxiliam ao conhecimento científico de conteúdo jurídico. São bons exemplos para muitas gerações interessadas na obtenção da cultura em geral e especialmente jurídica.

Sabem de onde vieram, onde estão e para onde merecem ir, em conseqüência do que conheceram, conhecem e conhecerão sempre ampliando a inteligência e a cultura em geral.

A Academia Maranhense de Letras Jurídicas é uma instituição muito importante no Brasil e no Maranhão. É palco e abrigo eterno da inteligência e da cultura com eficácia benéfica para o povo.


José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.