Tarifa Social

Mais 157 mil famílias maranhenses recebem desconto na energia

Em evento realizado ontem na sede da Equatorial Maranhão, no bairro Cohafuma, com a presença de representantes da Sedes e Famem, foram apresentados resultados das ações Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, fala sobre as ações da Tarifa Social de Energia Elétrica
O presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, fala sobre as ações da Tarifa Social de Energia Elétrica (Equatorial)

SÃO LUÍS – A Equatorial Energia Maranhão, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Federação dos Municípios do estado do maranhão ( Famem), apresentaram ontem os resultados alcançados em 2020 com as ações da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Somente em 2020, mais 157 mil famílias aderiram ao programa.

O evento aconteceu de forma híbrida, às 10h, na sede da Equatorial, no bairro Cohafuma, com a presença do presidente da empresa no Maranhão, Augusto Dantas; o secretário da Sedes, Marcio Honaiser; o diretor Executivo da Famem, Marcelo de Freitas, e a gerente de Clientes Especiais da Equatorial no Maranhão, Francila Soares. De forma remota, fizeram parte do ato, o governador do Estado, Flávio Dino; o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, e prefeitos de municípios do Maranhão.

“Hoje nós estamos aqui para agradecer a parceria que foi feita com o Governo do Estado com a Famem e, principalmente, com os 217 municípios do Maranhão. O estado conseguiu incluir mais 157 mi famílias atendidas ao longo do ano de 2020, ou seja, atingimos a marca de mais de 900 mil famílias recebendo o desconto”, afirmou Augusto Dantas, presidente da Equatorial no Maranhão.

Dados apresentados

Entre os números divulgados, foi apontado que o Maranhão se destaca hoje como o segundo melhor estado no Brasil em desempenho na Tarifa Social, o que significa um crescimento de 20% em relação à 2019. Augusto Dantas frisou que esses descontos injetaram na economia R$ 321 milhões. “A gente vai reafirmar o nosso compromisso e a nossa parceria com a Famem e com a Sedes porque a gente tem ainda 250 mil famílias aptas a receberem o beneficio e não estão recebendo”, explicou o gestor.

Para o governador Flávio Dino, a parceria é de grande importância para o estado e deve ser mantida em 2021. “A tarifa social de energia garante acesso a um bem e direito fundamental. E na medida que as famílias podem ter a tarifa social de energia, nós temos, inclusive, a possibilidade de acesso a outros diretos como lazer, direito a uma alimentação saudável, ao conforto nas suas residências”, afirmou.

Parceria

A parceria do Governo do Estado, por meio da Sedes, Equatorial Maranhão e Famem começou em 2019 a partir da busca ativa pelo público alvo no Maranhão que atendem a TSEE e estavam com o cadastro desatualizado. A união entre os órgãos buscou ferramentas e alternativas para garantir que os benefícios socioassistenciais, que são direito das famílias vulneráveis.

O secretário da Sedes, Marcio Honaiser, disse, em entrevista, que essa parceria vai beneficiar a população mais carente do estado. “Dinheiro injetado na economia, dinheiro que ia embora e hoje fica aqui no estado ajudando as pessoas. E estamos aqui hoje para agradecer àquelas pessoas que ajudaram, se empenharam, que foram no campo para conseguir realizar 150 mil cadastros”, destacou. Ele observou ainda a importância de serem mantidos os dados do programa atualizados e que 200 mil pessoas correm o risco de perder o desconto.

Saiba mais

Como se cadastrar: os cadastros devem ser iniciados nos Centros de Referência em Assistência Social – Cras, onde os potenciais beneficiários devem ser dirigir com documentação pessoal para cadastrar seu NIS. Quem possui o NIS atualizado, já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Números

157 mil novas famílias em 2020

79% de aderência da Tarifa Social no Maranhão

R$ 321 milhões injetados na economia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.