Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Medalha para Anita Machado

A advogada maranhense Anita Machado, especialista em Direito Marítimo, foi agraciada com a medalha Amigo da Marinha. A medalha foi concedida à Anita por indicação do Diretor de Portos e Costas, Almirante Cursino, pelo Estado do Rio de Janeiro, onde mora há 6 anos. Ela recebeu a comenda das mãos do Capitão dos Portos do Maranhão, o capitão de Mar e Guerra Alekson Porto. Vale destacar que Anita foi a profissional mais jovem a receber a medalha este ano.

O Laboratório Lacmar, que pertence ao Grupo Mercúrio, acaba de implantar com sucesso um novo sistema de Tecnologia da Informação, utilizando o sistema Shift, que é o que há de mais moderno na América Latina em tecnologia.Entre as vantagens do novo sistema estão a maior segurança e proteção dos dados dos clientes; além de maior agilidade e acessibilidade na liberação dos exames dos pacientes, com maior rastreabilidade de todos os processos desde a coleta, análise clínica e até a entrega dos exames; o que aumenta a qualidade em todas essas etapas e fluxos de atendimento. Sob a gestão visionária do diretor Vinícius Braide (foto), vale ressaltar que o Lacmar já é um dos maiores laboratórios em número de atendimentos realizados no Maranhão; e passa por um rigoroso processo de implementação de qualidade e acreditação PALC / Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos.
O Laboratório Lacmar, que pertence ao Grupo Mercúrio, acaba de implantar com sucesso um novo sistema de Tecnologia da Informação, utilizando o sistema Shift, que é o que há de mais moderno na América Latina em tecnologia.Entre as vantagens do novo sistema estão a maior segurança e proteção dos dados dos clientes; além de maior agilidade e acessibilidade na liberação dos exames dos pacientes, com maior rastreabilidade de todos os processos desde a coleta, análise clínica e até a entrega dos exames; o que aumenta a qualidade em todas essas etapas e fluxos de atendimento. Sob a gestão visionária do diretor Vinícius Braide (foto), vale ressaltar que o Lacmar já é um dos maiores laboratórios em número de atendimentos realizados no Maranhão; e passa por um rigoroso processo de implementação de qualidade e acreditação PALC / Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos.

Nordeste Forte
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, participou na última segunda-feira, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Nordeste Forte, que foi criada em 2016, e reúne as nove Federações das Indústrias do Nordeste, com apoio da CNI.
O objetivo da Associação é fomentar a região Nordeste no tocante a geração de empregos, ampliar a competitividade e estimular o crescimento e desenvolvimento das atividades produtivas.
Baldez, que é um dos vice-presidentes da associação, parabenizou o novo presidente o industrial José Ricardo Montenegro Cavalcante, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e agradeceu o empenho e o trabalho realizado pelo seu antecessor, Amaro Sales (FIERN).
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, enfatizou que a cooperação entre as federações em prol de pleitos comuns ajuda no desenvolvimento do Brasil na medida em que reforça as demandas da região junto ao Congresso Nacional e governo federal.

Digitalização de processos
O Tribunal de Justiça do Maranhão iniciou a digitalização dos processos físicos dos gabinetes de seus desembargadores, inicialmente com a migração para a versão digital dos referentes à 5ª Câmara Cível, começando pelo acervo do desembargador José de Ribamar Castro.
O anúncio foi feito pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, na abertura da sessão plenária jurisdicional de ontem.
Antes do começo desta nova etapa, que inclui os acervos dos gabinetes de todos os desembargadores, o Tribunal conclui, amanhã, a migração de cerca de 2 mil processos em grau de recurso nos tribunais superiores do meio físico para o digital, procedimento este iniciado em 27 de novembro de 2020.

Cidade Empreendedora
Tornar as empresas da capital maranhense mais competitivas e gerar empregos nesse momento de crise é um dos objetivos da parceria que está unindo a Prefeitura de São Luís ao Sebrae.
Na tarde da última segunda-feira, o prefeito Eduardo Braide recebeu o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, e técnicos das duas instituições, e assinou o termo de adesão da capital ao programa Cidade Empreendedora.

Cidade Empreendedora... 2
Município mais populoso do Maranhão e quarto da região Nordeste, São Luís concentra 33% das empresas ativas no estado: aproximadamente 91 mil empreendimentos atuam na Capital.
Durante a reunião na Prefeitura de São Luís, as equipes técnicas do Sebrae e do governo municipal também alinharam detalhes das ações a serem executadas por meio do programa.

TRIVIAL VARIADO

Em plena safra de promessas pós-eleitorais, a “fiscalização rigorosa” das normas de higiene e distanciamento é o compromisso da hora. Políticos se revezam em lives e entrevistas garantindo que serão implacáveis.

Não serão. Não há estrutura e nem disposição para isso. O que vemos são ações esporádicas, planejadas e amplamente divulgadas para passar a impressão de que os governos estão sendo rigorosos.

Tem mais: o poder público fiscaliza pouco. E mal. Se no Brasil uma simples multa de trânsito gera recursos, ranger de dentes e contestações que se arrastam por anos – mesmo que o motorista saiba que errou – por que o resto seria diferente?

Fiscalizar, para nós, é sinônimo de autoritarismo. Raras vezes compreendemos que usar autoridade para garantir o cumprimento de regras significa proteção e não ataque.

No mundo ideal, sem paternalismos e habitado por cidadãos plenos, não haveria necessidade de polícia ou de poder coercitivo estatal. Mas, para chegarmos lá, precisamos antes ter menos gente entrando pelas portas dos hospitais e mais gente saindo curada por essas mesmas portas.

É absolutamente pertinente o argumento dos empresários de que cuidam das regras de higiene e de distanciamento em seus estabelecimentos. É o que se nota em boa parte das lojas e pontos de serviço no Maranhão. Os empreendedores têm sido heroicos na defesa dos empregos, da arrecadação e da saúde.

Em tempo: o desafio, porém, é o que acontece fora do ponto de venda, nos deslocamentos de ônibus, nas calçadas e no entra e sai de casa quando não há absoluta necessidade.

Ana Elvira e José Benedito Buhatem iniciaram a semana com festa, comemorando a chegada de duas netas, as gêmeas Laís e Luisa, filhas de sua filha Larissa e Lucas Noronha.

Foi celebrado ontem o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Marcando a data, a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão foi conduzida unicamente por mulheres.

No assunto: a deputada Cleide Coutinho presidiu os trabalhos, ao lado das deputadas Betel Gomes e Andreia Martins Rezende. O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil tornou-se lei em 2015, na gestão da presidente Dilma Roussef.

A arquiteta maranhense, Fernanda Arouche, integra o grupo de profissionais que aguarda com expectativa o evento de premiação Kaza Top 100 2020, que acontecerá no próximo mês na cidade balneária de Trancoso na Bahia.

No assunto: o prêmio, idealizado pela Revista Kaza, homenageia os 100 profissionais da arquitetura com maior destaque e atuação no segmento nacional. Fernanda ficou em primeiro lugar no Maranhão.

Quem está desde ontem circulando na Capital é o jovem e dinâmico vereador de Presidente Dutra, André Jardins. Veio tratar da construção, pelo Governo, da nova sede da Câmara Municipal daquela cidade.

DE RELANCE

Confiança no Maranhão
O Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI-MA), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), alcançou 55,90 pontos, em janeiro de 2021, com uma regressão de -12,52% pontos na comparação com o início do ano de 2020, o que reflete a incerteza face à pandemia. Ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos, o índice deste mês aponta que o empresário do segmento começa a retomar a confiança na economia.

Confiança no Maranhão...2
A exemplo do Nordeste (58,7 pontos) e do Brasil (60,90 pontos), que também apresentaram ICEI acima da casa dos 50 pontos, portanto com retomada de confiança. Na indústria maranhense o índice vem subindo desde junho de 2020, trata-se do quinto aumento consecutivo, após as fortes quedas registradas em maio de 2020. O ICEI-MA, em janeiro, ficou 2,8 pontos abaixo do ICEI-NE e 5 pontos menor que o do Brasil, mas, em todos, a confiança é positiva. Já o índice da indústria geral maranhense regrediu 2,6 pontos em relação ao mês anterior, para o que muito contribuiu a construção civil.

Confiança no Maranhão...3
Analisando os segmentos, o ICEI da indústria da construção civil manteve-se no patamar do mês anterior, 44,6%, o que demonstra ainda uma tímida confiança, mas abaixo da média de 50%. Esse valor registra uma elevação desde março de 2020, acima de sua média histórica, quando começou a pandemia. Conclui-se que o cenário de negócios maranhense continua estagnado e sem otimismo para a construção. No entanto, mostra-se otimista para a indústria, de forma geral.

Solidariedade e Parceria
O Grupo Potiguar tem como um de seus valores mais fortes a Responsabilidade Social, e as ações de empatia e solidariedade da empresa nesses tempos de pandemia têm feito a diferença junto aos mais necessitados. Exemplo disso foi a mais recente parceria público-privada do Grupo com a Prefeitura de São Luís. Essa parceria resultou na doação de 800 cestas básicas, doadas juntamente com outras empresas da cidade, que foram destinadas aos vendedores ambulantes cadastrados no Sindicato da categoria, e que ficaram sem renda, após o cancelamento das festas de Carnaval deste ano devido à pandemia da Covid-19.

Obra de Paulo Freire
A obra completa de Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, notabilizado nos cinco continentes por ter desenvolvido um modelo educacional conhecido como Pedagogia da Libertação, está disponível para acesso público e gratuito na Biblioteca Pública Benedito Leite. A novidade foi anunciada pelo governador Flávio Dino. Em mensagem nas redes sociais, Dino explicou que a coletânea é fruto de uma doação feita pela viúva de Paulo Freire, a também educadora Ana Maria Araújo Freire, conhecida como Nita Freire.

Língua chinesa
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação está ofertando 50 vagas para novos alunos do nível básico 1 do curso de língua chinesa do Instituto Confúcio na Unesp-Maranhão. O Instituto, que tem parceria com a Universidade Federal do Maranhão, tem como missão o ensino da língua chinesa (mandarim), a divulgação da cultura e da história da China, e o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China.

Dormindo pouco
Dados da Associação Brasileira do Sono revelam que a população brasileira está dormindo cada vez menos. Em 2018, o brasileiro dormia em média 6,6 horas por dia, já no ano seguinte, 2019, passou para 6,4 horas. O Brasil tem ainda, 73 milhões de pessoas que sofrem de insônia. Para boa parte da população, dormir 8 horas por noite é um luxo. O ritmo agitado da vida urbana e o estresse do dia a dia são fatores que nos levam a dormir cada vez pior.

As vacinas chegaram
O Maranhão recebeu, ontem, 49.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O lote desembarcou em um voo da Latam, por volta das 12h30, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. O novo lote será destinado a vacinar 8% dos trabalhadores da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

Para escrever na pedra:
“Aprender, mesmo, nada. Estamos sendo obedientes, esperando que os homens saibam o que estão fazendo e que tudo dê certo”. De Luís Fernando Veríssimo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.