Mais vacinas

Maranhão já recebeu 98 mil doses da Oxford/Astrazeneca

Nesta quarta-feira, 24, o estado recebeu do Ministério da Saúde mais 49.500 doses da vacina de Oxford; estado contabilizou 299.404 doses, tanto da Astrazeneca quanto da CoronaVac

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
49,5 mil doses da vacina de Oxford chegaram ontem a São Luís
49,5 mil doses da vacina de Oxford chegaram ontem a São Luís (oxford vacina )

São Luís – De acordo com o painel de vacinação disponibilizado no site da Secretária de Estado da Saúde (SES), o Maranhão já recebeu 98 mil doses da vacina de Oxford (Astrazeneca). Desse total, 49.500 chegaram nesta quarta-feira, 24, e serão distribuídas aos municípios, de acordo com a conclusão de cada etapa da imunização. Ao todo, o estado contabiliza 299.404 doses, tanto da Astrazeneca quanto da CoronaVac. Hoje, 25, o estado deve receber 29,6 mil doses da vacina do Instituto Butantan, produzida no Brasil.

Após suspensão da imunização de idosos em alguns municípios durante a última semana, ocasionados pela falta de vacinas, a chegada das novas doses no estado vai possibilitar a continuidade da aplicação da primeira dose. De acordo com a SES, essas doses serão destinadas a imunizar 8% dos trabalhadores da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

A secretaria ainda informou que os 217 municípios maranhenses receberam doses suficientes para imunização na população prioritária, nesta primeira etapa da vacinação: 73% de doses para os Trabalhadores da Saúde; e, 100% para a população de 90 anos ou mais, idosos de 60 anos ou mais institucionalizados, pessoas maiores de 18 anos com deficiências institucionalizadas e população indígena.

Em relação a CoronaVac, o Governo do Estado explicou que está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e que o quantitativo de doses a serem enviadas nesta semana equivale ao mesmo número de doses enviadas para a vacinação com a primeira dose. O grupo a ser imunizado com estas doses são idosos de 90 anos ou mais e profissionais de saúde. O painel de vacinação estadual mostra que existem 78.127 vacinas destinadas apenas para a segunda dose. Dessas, 46.94% já foram aplicadas.

O intervalo entre as doses precisa ser seguido como orientado para cada vacina. Para a CoronaVac, o período de administração da segunda dose deve ocorrer entre duas a quatro semanas após a primeira dose. Já a Astrazeneca é até 12 semanas após a primeira dose.

O Maranhão já aplicou 167.669 doses, sendo 130.996 referentes a primeira aplicação e 36.673 referentes à segunda. De acordo com o Consórcio de Imprensa, o Maranhão vacinou apenas 1,84% da população com a primeira dose, sendo o segundo pior estado no ranking de vacinação, à frente apenas do Pará.

Em São Luís
Na última segunda-feira, 22, São Luís recebeu mais 10.360 novas doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que estão sendo destinadas para a segunda aplicação. No total, o município já recebeu 62.242 e aplicou 50.626, alcançando a 81,34% da imunização dos grupos objetivos da primeira etapa.

Nesta semana, a Secretária Municipal de Saúde (Semus) está fazendo a aplicação da segunda dose no Centro Municipal de Vacinação para 13.286 profissionais da saúde e da primeira dose em 460 idosos acamados. A Prefeitura informou que montou um cronograma para atender a esse público com o recebimento de novas doses para a imunização.

Na última semana (18), a capital chegou a suspender o atendimento no Drive Thru de vacinação para idosos, localizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por falta de vacinas no estoque. De acordo com o Governo de Estado, a responsabilidade da compra de vacinas é do Ministério da Saúde, assim como os insumos para a produção nacional e, sem esses acordos comerciais, começa-se a ter escassez de imunizantes nos estados e municípios.

O Governo de Estado ainda informou que destinou reserva de R$ 50 milhões para aquisição de doses e segue em diálogo com representantes de empresas farmacêuticas de todo o mundo na tentativa de adquirir vacinas para o estado.

NÚMEROS

167.669 doses de vacina já foram aplicadas no Maranhão
125.291 das doses aplicadas foram com a Coronavac
42.378 das doses aplicadas foram com a Astrazeneca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.