Segurança

Você sabe como se proteger dos raios?

Equatorial Maranhão alerta para os cuidados com energia elétrica durante as fortes chuvas; aprenda a se proteger e prevenir acidentes dentro ou fora de casa durante o período chuvoso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(raios)

São Luís- O Nordeste é a região com maior incidência de raios do país. Raios ou descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande intensidade que podem se dar entre nuvens ou entre uma nuvem e a terra, tocando o solo. E eles vem acompanhado de outros fenômenos como relâmpagos, trovões, ventanias e chuva. Com este tempo incerto, onde faz sol e depois um temporal, é preciso estar atento aos riscos de acidentes elétricos tanto para ambientes internos quanto externos.

Durante a incidência de raios, a Equatorial Maranhão recomenda ficar sempre longe de árvores e postes de energia. Os veículos são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento em caso de raios que atinjam o solo. Outra dica importante é evitar contato com cercas elétricas, ou de arame e varais metálicos.

Segundo o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Ferreira, a maioria dos acidentes relacionados com eletricidade durante os fortes temporais, acontecem pelo fato das pessoas desconhecerem os riscos que a eletricidade representa, como por exemplo usar o celular enquanto está carregando. “Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios. Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico.

Nunca faça uso do celular enquanto o carregador estiver ligado à tomada, pois aumenta o risco de choque elétrico. Todos os equipamentos que não estiverem sendo usados devem permanecer desligados da tomada para evitar danos elétricos, inclusive os cabos de TV à Cabo. Nunca faça nenhum reparo elétrico com o corpo molhado, pois facilita a ocorrência de choque elétrico. Mantenha suas instalações elétricas sempre revisadas e dentro dos padrões técnicos”, pontua Francisco.

Saiba mais

Dentro casa- Apesar de não estarmos diretamente expostos a queda de raios, é preciso tomar algumas precauções que devem nos proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas.

Para começar certifique-se de que sua instalação elétrica esteja dentro dos padrões técnicos e que as revisões e manutenções sejam realizadas a cada 3 anos. Além disso, cultive hábitos de prevenção simples, mas que podem evitar acidentes, tais como:

-Deixe conectado a tomadas somente os equipamentos que estejam em uso, economizando energia;
-Evite manusear equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços (os calçados de borracha podem funcionar como isolante);

-Em momentos de chuvas, ao desligar a TV da tomada, não esquecer de desconectar o cabo da antena;

-É preciso lembrar da importância de evitar o uso de remendos ou gambiarras na hora de fazer reparos. Solicite mão de obra profissional sempre que necessário;

Fora de casa - Grandes volumes de chuva costumam vir acompanhados de rajadas de vento que deslocam objetos, derrubam árvores ou mesmo a fiação elétrica. Diante dessas situações é preciso tomar cuidados, como:

-Buscar abrigo em local seguro, como o interior de residências e carros;

-Evitar locais abertos ou próximo de árvores e torres;

-Quando em lugares abertos, manter-se agachado com braços e pernas juntos e perto do corpo, mantendo-se próximo ao solo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.