Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Vacinas estão chegando

Em andamento no Maranhão a distribuição da segunda dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. Mais de 46 mil doses estão sendo levadas a 43 municípios das regionais de saúde da Região Metropolitana de São Luís, Chapadinha, Rosário e Itapecuru, para o público-alvo já
vacinado nessas cidades com a primeira dose: profissionais da saúde e idosos
com 90 anos ou mais.

NETA DO SAUDOSO e querido jornalista Werber Lima, que durante algum tempo colaborou com esta coluna, a jovem Gabriely Lima Ferreira, comemora hoje 19 anos. Gaby vivencia uma fase especial em sua vida. Em 2020 conclui o segundo grau bem distante no Dartmouth High School (Canadá). Aprovada no Business Administration da Nova Scotia Corrunidy College (NSCC), ela veio a São Luís em março de 2020 e somente em 2021 conseguiu finalizar o processo devido a pandemia. Enquanto isso, a bela menina assiste aulas online desde setembro. Os pais, a jornalista Yndara Vasques e o empresário Alexandre Ferreira só agradecem a Deus pela filha ter passado essa crise sanitária em São Luís e poder celebrar seu aniversário, hoje, perto da família
NETA DO SAUDOSO e querido jornalista Werber Lima, que durante algum tempo colaborou com esta coluna, a jovem Gabriely Lima Ferreira, comemora hoje 19 anos. Gaby vivencia uma fase especial em sua vida. Em 2020 conclui o segundo grau bem distante no Dartmouth High School (Canadá). Aprovada no Business Administration da Nova Scotia Corrunidy College (NSCC), ela veio a São Luís em março de 2020 e somente em 2021 conseguiu finalizar o processo devido a pandemia. Enquanto isso, a bela menina assiste aulas online desde setembro. Os pais, a jornalista Yndara Vasques e o empresário Alexandre Ferreira só agradecem a Deus pela filha ter passado essa crise sanitária em São Luís e poder celebrar seu aniversário, hoje, perto da família

Encantos da Natureza
O grande acontecimento cultural desta quarta-feira em São Luís é a abertura, às 19h, da exposição individual de pinturas “Encantos da Natureza”, do artista plástico Ednilson Costa, no Espaço de Arte Silvânia Temer, no São Luís Shoping.
Quatro anos depois da sua última mostra individual, realizada em 2017, Ednilson retorna com uma coleção composta de 24 obras inéditas pintadas com a técnica acrílico sobre tela, inspiradas em paisagens, flora e fauna do litoral maranhense, em especial na cidade de Santo Amaro e na praia do Mangue Seco, no município de Raposa, local do ateliê do artista.
Segundo Silvania Tamer, marchand e representante do artista, “O trabalho de Ednilson tem amadurecido ao longo dos anos, o artista desconstrói as figuras até o limite do perceptível, dando um colorido vibrante e adicionando elementos significativos. Ele começou com a arte figurativa e aos poucos foi transformando em algo muito próximo do abstracionismo, levando o observador a interagir e a fazer reflexão positiva e meritória sobre sua obra”.

Encantos... 2
Nascido em São Luís, no ano de 1962, Ednilson Costa deu os primeiros passos nas artes visuais ainda na adolescência, participando de oficinas de arte e cursos de desenho no antigo Centro de Arte Japiaçu.
Além disso, o convívio com artistas plásticos, como o maranhense Ambrósio Amorim e o húngaro Nagy Lages (autor da capa da primeira edição do meu livro de estreia, Existencial de Agosto), contribuíram com a sua caminhada.
Ednilson foi reconhecido durante a carreira com vários prêmios, dentre os quais se destacam o 1° lugar no Salão de Arte Maranhão e no Salão do Centro de Lançamento de Alcântara.
Viagens de estudo a Portugal e França também marcaram a sua trajetória.

Educação financeira
O Ministério da Economia disponibilizou, em seu portal, cartilha com informações de educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS.
A iniciativa visa a auxiliar esse público na tomada de decisões mais conscientes com relação ao uso de seus recursos financeiros e contribuir para evitar o endividamento.
Elaborada em linguagem simples, a cartilha trata das formas de acesso a benefícios, às modalidades de crédito, a prevenção a golpes e fraudes, além de informações adicionais sobre direitos das pessoas idosas.

Sessão jurisdicional
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão realizam, hoje, sessão plenária jurisdicional, por videoconferência, a partir das 9h.
Conforme as agendas da sessão, deverão ser julgados 20 processos eletrônicos e um processo físico.
A sessão poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial do Poder Judiciário estadual no Youtube (youtube/tjmaoficial) e pela Rádio Web Justiça do Maranhão (http://site.tjma.jus.br/asscom).

TRIVIAL VARIADO

Mal terminou uma, a Justiça Eleitoral já começou a outra. Foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira o valor máximo do auxílio-alimentação dos mesários que trabalharão nas eleições de 2022: R$ 40. Não poderão receber: magistrados, promotores eleitorais e os servidores dos TREs.

Tem mais: a Justiça Eleitoral tem como prioridade a compra de milhares de novas urnas eletrônicas, aproveitando licitação já homologada. No ano passado, quase faltaram equipamentos.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou sua agenda desta quarta-feira no Palácio do Planalto: dará posse aos Ministros João Roma Neto (Ministério da Cidadania) e Onyx Lorenzoni na Secretaria-geral da Presidência. Também sancionará a Lei da Independência do Banco Central.

Comenta-se à boca curta que no sábado uma festa só de jovens agitou uma residência de luxo no Olho d´Água até quase o dia amanhecer. Nome do evento: Baile do beijo imunizado. Que de imunizado só tinha o nome, ressalte-se.

O Governo Federal ampliou para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular.

Jair Bolsonaro é absolutamente coerente quando interfere na Petrobras em nome da previsibilidade. Nada mais previsível do que a imprevisibilidade impulsiva do presidente.

O ex-presidente da República, Michel Temer afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não cometeu improbidade administrativa nem desrespeitou a Lei das Estatais, ao intervir na Petrobras.


O INSS já começou a notificar, via SMS e e-mail, os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas elegíveis na primeira etapa da prova de vida digital. O número é equivalente à quantidade de beneficiários que não fizeram a prova de vida no ano passado.

Rompido com Bolsonaro, o gaúcho Hamilton Mourão está hoje mais inclinado a disputar uma vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2022. Entende que tem trânsito e algum capital político no seu Estado natal. O vice-presidente não descarta outras opções, como concorrer pelo Distrito Federal ou mesmo sair da cena pública.

Está no ar o primeiro filme da trilogia A Queda Argentina, produzida pela Brasil Paralelo, que busca um alinhamento ao público conservador. Os documentários, disponíveis no YouTube, tratam sobre as semelhanças e diferenças entre o Brasil e o país vizinho.

DE RELANCE

A pandemia e os lobos
É quase inacreditável de tão repulsivo que alguns agentes de saúde tenham aplicado vacinas de vento em idosos ou espetado músculos atrofiados pelo tempo sem injetar o líquido da esperança nas vítimas preferenciais do vírus. Mas é crível, porque se pode facilmente comprovar, que milhares de vacinadoras e vacinadores vêm trabalhando exemplarmente para salvar vidas, muitos deles aplicando doses pessoais de estímulo e carinho juntamente com a imunização.

A pandemia e os lobos...2
O que dizer dos furadores de fila que vestem a máscara da desfaçatez para surrupiar o direito alheio, sem considerar que a vacina roubada pode ser decisiva para a sobrevivência de outra pessoa? Melhor pensar nos bravos brasileiros que esperam pacientemente a sua vez, conscientes de que, na situação de imprevidência e escassez por que passa o país, a prioridade deve ser dispensada aos mais necessitados. Os solidários certamente são mais numerosos do que os malandros.

Aumento de combustíveis
O Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) oficiou à Secretaria Nacional do Consumidor solicitando providências sobre o aumento de preços dos combustíveis e gás de cozinha realizados pela Petrobras nos últimos meses. A ação é parte de apuração sobre a ocorrência de prática abusiva pela empresa e inclui a notificação e verificação de postos e revendedores no estado.

“Minha Terra”
Com objetivo principal de garantir o direito à propriedade e à segurança jurídica de famílias maranhenses, o projeto “Minha Terra”, uma parceria institucional entre o Governo do Estado e a Corregedoria Geral de Justiça, dedicado à regularização fundiária de 21 municípios da região do Médio Mearim e mais oito com menor IDH, será apresentado nesta sexta-feira, de forma remota, com a participação de prefeitos, representantes de Secretarias de Estado e do Poder Judiciário.

Tribuna adaptada
A deputada estadual Andreia Martins Rezende usou, pela primeira vez, na sessão plenária de ontem, a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, única no estado adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, viabilizada agora na gestão do atual presidente da Casa, deputado Othelino Neto. Em tom positivo, a parlamentar expressou sua alegria e agradeceu ao presidente da Casa.

Sobre antidepressivos
A venda de antidepressivos no Maranhão cresceu 27% durante a pandemia, segundo apontou um relatório do Conselho Nacional de Farmácias. A venda de medicamentos controlados superou a média nacional, que foi de 17% em 2020. A venda de antidepressivos e estabilizadores de humor tiveram um aumento em todo o país no ano passado. Acima do Maranhão, os estados do Amazonas e Ceará lideraram o consumo na pandemia, com um crescimento de 29% cada. Depois do Maranhão, aparece Roraima, com 26% de alta.

Patrulha no Terminal
A Guarda Municipal de São Luís intensificou o patrulhamento no Terminal de Integração da Praia Grande, seguindo uma determinação do prefeito Eduardo Braide. As rondas estão sendo feitas pelo Grupamento de Apoio ao Turismo, que desloca parte do efetivo da Praça das Mercês para o terminal. A ronda é realizada todos os dias, mas é intensificada aos fins de semana, quando aumenta o fluxo de pessoas em todo o entorno.

Mercado de vacinas
Uma novidade que poderá movimentar o bilionário mercado de vacinas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco revelou que Congresso e governo pretendem permitir que a iniciativa privada compre vacinas contra a covid-19. No capítulo: a autorização deve ser estabelecida em um novo projeto de lei ou em uma Medida Provisória já em trâmite no Parlamento.

Para escrever na pedra:
“Silêncio não é sempre tato e é o tato que é o ouro, não o silêncio”. De Samuel Butler

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.