Artes

Natureza em exposição do artista Ednilson Costa

Espaço de Arte Silvânia Tamer recebe, de hoje até o dia 25 de abril, a exposição "Encantos da Natureza"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

São Luís- Um dos mais talentosos artistas plásticos maranhenses inaugura, hoje, às 19h, a exposição “Encantos da Natureza”, no Espaço de Arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping (Jaracati). Até o dia 25 de abril, ele apresentará 24 obras inéditas, todas produzidas a partir da técnica “acrílico sobre tela” e inspiradas em paisagens naturais, fauna e flora do litoral maranhense.

O artista dá um destaque especial às belezas da cidade de Santo Amaro e da Praia de Mangue Seco, no município de Raposa, onde está situado seu ateliê artístico. Ednilson Costa estava há quatro anos sem expor, pois sua mais recente exposição data de 2017. Agora, ele retorna à agenda cultural com trabalhos de extremo bom gosto.

Obra Passagem no Igarapé
Obra Passagem no Igarapé

“A maioria das obras desta exposição foi produzida ao longo de dois anos e o resultado revela a minha íntima relação com a natureza, pela qual sou apaixonado”, afirma o maranhense, cujo trabalho se destaca, entre outras coisas, pelo colorido vibrante e adição de elementos marcantes e significativos, que possibilitam a desconstrução de figuras ao limite do perceptível.

Amadurecimento
A riqueza dos manguezais, a calmaria dos igarapés, o misticismo das águas do mar e a exuberância de pássaros como os guarás estão presentes nas obras, com diferentes dimensões. Segundo a marchand e representante do artista, Silvania Tamer, o trabalho de Ednilson tem amadurecido ao longo dos anos.
“Ele começou com a arte figurativa e, aos poucos, foi transformando em algo muito próximo do abstracionismo, levando o observador a interagir e a fazer uma reflexão positiva e meritória sobre sua obra”, explica.

O talentoso Ednilson Costa é natural de São Luís e deu os primeiros passos nas artes visuais ainda na adolescência, participando de oficinas de arte e cursos de desenho no Centro de Arte Japiaçu. Além disso, o convívio com artistas plásticos, como o também maranhense Ambrósio Amorim, e o húngaro Nagy Lajos contribuíram com a sua caminhada.

A Galeria Eney Santana foi o palco de sua primeira exposição individual, em 1980. A partir daí, ele integrou diversas exposições coletivas e individuais. Foi reconhecido com vários prêmios durante a carreira, dentre os quais, o primeiro lugar no Salão de Arte Maranhão e no Salão do Centro de Lançamento de Alcântara. Viagens de estudo em países como Portugal e França marcam a trajetória do artista, que também é restaurador.

Igarapé do mangue
Igarapé do mangue

Serviço
O quê
Exposição “Encantos da Natureza”, de Ednilson Costa
Quando Abertura hoje, às 19h, até o dia 25 de abril
Onde Espaço de Arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping (Jaracati)
Entrada franca

Exposição Ednilson Costa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.