Cidades | Saúde

Cirurgias eletivas vão continuar reduzidas em SL

Segundo Governo do Estado, a redução continua até que o cenário epidemiológico seja favorável
Evandro Júnior / O Estado24/02/2021
Cirurgias eletivas vão continuar reduzidas em SLNo HU-UFMA cirurgias estão mantidas (De Jesus / O ESTADO)

São Luís - As cirurgias eletivas de baixa e média complexidade na rede estadual foram reduzidas em 50%, até que o cenário epidemiológico seja favorável à retomada dos procedimentos. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), as cirurgias de alta complexidade estão seguindo o cronograma normal, a exemplo das cirurgias cardíacas adultas e pediátricas, neurocirurgias e as cirurgias hemodinâmicas.

A SES divulgou, ainda, que os pacientes estão sendo comunicados sobre a suspensão das cirurgias, que serão remarcadas e cada paciente previamente avisado. No Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA), no entanto, os procedimentos continuam normalmente, segundo informou a Assessoria de Imprensa da unidade de saúde.

As cirurgias eletivas são destinadas aos pacientes que estão aguardando pelos procedimentos na fila de espera. A funcionária pública Eleonora Marinho contou que já precisou se submeter a um procedimento, mas teve de adiá-lo, por causa da redução do atendimento neste período de pandemia. “É o jeito, porque está difícil para todos os lados. É necessário que eles organizem e dêem as prioridades, pois o coronavírus está solto e a gente não pode brincar”, disse.

Em dezembro do ano passado, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão estavam sendo direcionados à rede particular, por meio de convênio. Elas eram destinadas aos pacientes que aguardavam pelos procedimentos na fila de espera do Hospital Dr. Carlos Macieira, referência cirúrgica de média e alta complexidade no Maranhão.

O objetivo era dar vazão às cirurgias eletivas que ficaram represadas durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus em 2020, quando os serviços tiveram que ser suspensos. Inicialmente, foram seis meses de convênio, que beneficiaram mais de 4 mil pacientes.

SAIBA MAIS

O Maranhão chegou a 216.210 casos de Covid-19 e 4.949 mortes pela Covid-19. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nas últimas 24 horas, foram registrados 268 novos casos. Das infecções, 104 foram na Grande Ilha, 15 em Imperatriz e 149 nos demais municípios do estado. Até o momento, 202.001 pacientes já se recuperaram da Covid-19.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte