Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

MBA com módulos e trilhas

“Auditoria, Controladoria e Finanças” está entre os cursos de MBA oferecidos pela Faculdade de Negócios Faene em 2021, cujas matrículas já estão abertas. O curso é dividido em módulos de aprendizagem: módulos Gestor, Especialista, Conclusão e Trilha do Conhecimento. Este último é subdividido em três fases: Docência e Metodologias Ativas, Trilha do Empreendedorismo e Vendas e Trilha de Projetos.

ORIENTAÇÕES muito oportunas e interessantes são dadas pela Dra. Isadora Marques (foto), referentes ao que fazer em casa para tentar diminuir os casos de alergias respiratórias. Segundo a clínica médica do HSLZ, a umidade favorece a maior transmissibilidade das infecções virais e também desencadeia os quadros de alergias respiratórias, as famosas rinites, devido à proliferação de ácaros e mofos. Manter o ambiente sempre bem arejado, favorecendo a maior circulação do ar; trocar as colchas de cama com maior frequência para evitar a retenção de partículas de ácaro e poeira, manter banheiros bem arejados, assim como ter cuidado com papel de parede que pode acumular mofo são algumas dicas da médica para manter a saúde pulmonar.
ORIENTAÇÕES muito oportunas e interessantes são dadas pela Dra. Isadora Marques (foto), referentes ao que fazer em casa para tentar diminuir os casos de alergias respiratórias. Segundo a clínica médica do HSLZ, a umidade favorece a maior transmissibilidade das infecções virais e também desencadeia os quadros de alergias respiratórias, as famosas rinites, devido à proliferação de ácaros e mofos. Manter o ambiente sempre bem arejado, favorecendo a maior circulação do ar; trocar as colchas de cama com maior frequência para evitar a retenção de partículas de ácaro e poeira, manter banheiros bem arejados, assim como ter cuidado com papel de parede que pode acumular mofo são algumas dicas da médica para manter a saúde pulmonar.

35 anos da AMLJ
Atualmente sob a presidência de Júlio Moreira Gomes Filho, eleito para o biênio 2020/2022, a Academia Maranhense de Letras Jurídicas, que congrega juristas maranhenses destacados, reunindo 40 confrades e confreiras, está completando 35 anos.
A homenagem alusiva à data aconteceu ontem, na sede da entidade, na OAB-MA, mas com um número limitado de participantes.
Como parte da celebração, Júlio Gomes inaugurou a Galeria de Ex-Presidentes.
Entre os membros da ALMJ estão Flávio Dino, Fernando Belfort, Luís Augusto Guterres, José Carlos Sousa e Silva, Arthur Almada Lima Filho, Alberto Tavares, Sérgio Tamer, Carlos Lula, Osmar Gomes, Lourival Serejo, Oton Leite Fernandes, Roque Macatrão, Carlos Nina, Raimundo Marques, Mhário Lincoln Santos, Elimar Figueiredo de Almeida e Silva, Ana Luiza Almeida Ferro e Maria dos Remédios Figueiredo Serra.

Ravley em São Luís
Visualmente repaginado e experimentando uma nova fase musical, o cantor e compositor maranhense Paolo Ravley, radicado em Paris, está de volta a São Luís para lançar o videoclipe da música “É só chamar”, lançada no mês de julho do ano passado, com o EP “Lado B”. O trabalho deverá ser apresentado no dia 3 de abril, no canal oficial do artista no YouTube.
O videoclipe foi gravado na Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo, no Centro Histórico de São Luís, com direção de Lucas Sá e participação da atriz Áurea Maranhão, com equipe 100% local.

Ravley em São Luís 2
Ainda neste semestre ou no começo do próximo, Paolo Ravley lançará um álbum contendo 12 músicas, sendo seis fonogramas advindos do EP “Lado B” e mais seis músicas inéditas, entre elas, “Viagem Cósmica”, “Jangada” e “Mundos”.
Com 11 anos de carreira, o maranhense é moderno, ousado, e deu uma guinada de 180º em seu projeto musical, expressando livre e artisticamente, com todas as suas referências e experiências profissionais e pessoais acumuladas até aqui.

Campanha ecumênica
A deputada Helena Duailibe participou, sábado, da missa de abertura arquidiocesana da V Campanha da Fraternidade Ecumênica, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac.
A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, e concelebrada por vários padres que fazem parte do clero da igreja católica na capital maranhense, além do auxílio dos diáconos permanentes.
Este ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de amor”, que traz como lema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade".

TRIVIAL VARIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza hoje, às 15h, sessão solene de posse do juiz Cristiano Simas de Sousa como membro efetivo. O magistrado ocupará a vaga aberta em razão do acesso de José Gonçalo de Sousa Filho ao cargo de desembargador do TJMA.

Em tempo: na mesma solenidade, que será presidida pelo desembargador Tyrone Silva, o novo membro será condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira, maior honraria da Justiça Eleitoral maranhense.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será aplicado hoje e amanhã para candidatos que tiveram as provas canceladas por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

No assunto: são aqueles que não puderam fazer o exame por estarem com sintomas da Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e para os participantes prejudicados por questões logísticas.

O domingo teve clima festivo no restaurante Petisqueira da Mamãe. Foram vistos por lá o advogado Ruy Vilas Boas e Mariana Carvalho, o delegado Augusto Barros e Christiane Vilas Boas , Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite,

Economistas do mercado financeiro já projetam uma inflação em 2021 acima da meta perseguida pelo Banco Central.

Um projeto de lei de autoria do vereador Gutemberg Araújo regulamenta a instalação de ambulatórios de pronto atendimento médico nos terminais de ônibus de São Luís.

Tome nota: a Secretaria de Estado da Educação prorrogou o período da pré-matrícula para as unidades escolares em tempo parcial e integral, localizadas em São Luís e mais três municípios.

Tem mais: estudantes que optarem pelas escolas integrais têm até amanhã para fazer a pré-matrícula, e aqueles que escolherem as escolas em tempo parcial podem realizar a pré-matrícula até sexta-feira.

Para alegria de seus inúmeros amigos, o juiz do Trabalho aposentado Fernando Cunha Belfort entrou para a lista dos sobreviventes do novo coronavírus, depois de um longo período de internação hospitalar.

Quem ainda causa preocupação aos amigos é o empresário Antonio Oliveira, que está hospitalizado há mais de dois meses. Nesse período ele perdeu para a Covid-19 sua esposa Vânia, mãe de seus filhos Gabrielle, Marcella e Antonio Neto.

Tudo comigo fica para sempre. Bilhetes de amor, chapéus de palha, o quintal que grudava no rio, os acampamentos. Tudo permanece apesar do tempo – as perdas, estudos, amizades. Guardo bagagem para embarcar um dia no navio onde serei capitão na direção do destino, o vento.

DE RELANCE

Vagas de emprego em SL
A Stone, empresa de tecnologia em serviços financeiros, tem novas oportunidades de emprego abertas em São Luís. As vagas são para o time comercial externo da fintech que busca pessoas alinhadas à sua cultura e que queiram transformar o setor de meios de pagamentos no Brasil. Para se candidatar, é só acessar o site e se inscrever. Não há data limite para realizar a inscrição no portal.

Vagas de emprego... 2
Diante do cenário de pandemia no país e seguindo as normas de segurança ditadas pela Vigilância Sanitária, a Stone está conduzindo os processos seletivos com todas as etapas de forma on-line, garantindo a saúde dos candidatos e dos recrutadores. O processo de contratação inclui testes on-line e entrevistas por videoconferência e não haverá a etapa presencial para conhecer as instalações da empresa, nesse primeiro momento.

Novo serviço
Um novo serviço de testagem em drive-thru começou a funcionar no Complexo do Castelão, na Vila Palmeira. A iniciativa atende a grávidas, pessoas a partir dos 45 anos e pessoas com deficiência. O serviço opera simultaneamente ao drive-thru, no Parque do Rangedor. A estratégia integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde em combater a pandemia e é coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.

Novo serviço 2
São três tendas de testagem, instaladas no estacionamento da pista de atletismo do Complexo do Castelão, com capacidade para atender 800 pessoas, diariamente. O horário de funcionamento é das 8h às 16h. Para ter acesso ao teste rápido, as pessoas do grupo determinado devem apresentar documento com foto, exames ou laudos comprobatórios.

Pagamento de imposto
Contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) podem aproveitar o pagamento do imposto com 10% de desconto, em cota única, até o dia 26 de fevereiro. Mais de 69 mil contribuintes já realizaram o pagamento em Cota Única do IPVA 2021, aproveitando o benefício, totalizando arrecadação de R$ 40,8 milhões. A cota única com desconto vai até o dia 26 de fevereiro e após esta data o contribuinte ainda terá as opções de pagamento em cota única, porém, sem o desconto de 10% do valor principal.

Protocolo de intenções
O Tribunal de Justiça do Maranhão e o Unicef firmaram protocolo de intenções, até o ano de 2025. O objetivo de garantir a proteção e o direito da criança e do adolescente ao acesso à Justiça de forma igualitária. O documento foi assinado pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e pela representante do Unicef no Brasil, Florence Georgina Michaela Bauer. Para formalizar a parceria entre as instituições, o desembargador Lourival Serejo recebeu em seu gabinete, ontem, a chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Santos.

Extrato da Declaração
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acessar o extrato para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O demonstrativo de rendimentos está disponível no Portal Meu INSS e no aplicativo de mesmo nome.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1401772&o=node Por causa das medidas de prevenção contra a pandemia de Covid-19, o extrato só será fornecido por meio eletrônico neste ano.

Lagoa Nova
Lançado o projeto Lagoa Nova, que é um movimento realizado em parceria com instituições públicas e entidades da sociedade civil organizada, que busca a limpeza e o desenvolvimento sustentável da área do Lago da Barragem do Bacanga. O projeto terá como foco a proteção ambiental, a infraestrutura e o urbanismo na região. Entre as ações planejadas estão identificar os pontos de poluição e desmatamentos ao redor do rio, incentivar o lazer, ações comunitárias na região, intensificar as fiscalizações perante o poder público e a comunidade, e monitorar a qualidade da água do rio.

Para escrever na pedra:
“A única alegria no mundo é começar. É bom viver porque viver é começar sempre, a cada instante”. De Cesare Pavese.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.