Covid-19 no MA

Cerca de 800 testes são realizados por dia pelo serviço drive-thru

Segundo dados da SES, até a sexta-feira, 19, foram realizados 17.265 atendimentos apenas na última etapa, no Parque do Rangedor; esta semana começou o serviço de testagem rápida por drive-thru no Complexo Castelão

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Drive-thru foi instalado na área do Complexo Castelão
Drive-thru foi instalado na área do Complexo Castelão (drive-thru Castelão)

São Luís – Estão sendo realizados cerca de 800 testes de Covid-19 por dia, apenas no serviço drive-thru, disponível na Grande Ilha, de acordo com dados da Secretária de Estado da Saúde (SES). Para aumentar a capacidade de testagem na Grande Ilha, de forma simultânea ao Parque do Rangedor, começou nesta semana, um serviço de testagem rápida por drive-thru no Complexo do Castelão, na Vila Palmeira.

Serão três tendas de testagem, instaladas no estacionamento da pista de atletismo do Complexo do Castelão, com capacidade para atender 800 pessoas diariamente. O horário de funcionamento será das 8h às 16h. Para ter acesso ao teste rápido, as pessoas do grupo determinado (grávidas, pessoas a partir dos 45 anos e pessoas com deficiência) devem apresentar documento com foto, exames ou laudos comprobatórios.

Testagem
De 20 de janeiro a 19 de fevereiro, que corresponde à última etapa do serviço realizado no Parque do Rangedor, em São Luís, 17.265 pessoas foram atendidas. Dessas, até o dia 15 de fevereiro, 559 apresentaram diagnóstico positivo IgM, quando a infecção está na fase ativa, isto é, a doença na fase aguda.

Dos 528.647 testes realizados em todo o Maranhão, 22.571 são das três etapas do serviço de testagem rápida realizadas ao longo de 2020 e 2021. Em setembro do último ano foi realizada a primeira etapa na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em São Luís. Apesar de ser uma forma de agilizar a testagem e garantir a segurança daqueles que tem suspeita, o serviço atende apenas grávidas, pessoas a partir dos 45 anos e pessoas com deficiência.

Pessoas de outros grupos podem ser atendidos, caso apresentem sintomas, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais ou do Parque Vitória, e nas unidades de referência para casos da Covid-19, além do Centro de Testagem, localizado no anexo do Viva Beira-Mar, exclusivo para profissionais de saúde e da segurança e pessoas com doença crônica.

Ainda de acordo com o boletim da Covid-19 divulgado no último domingo, 21, o Maranhão ainda tem 9.207 casos ativos. O estado vem passando por um momento de reaceleração de casos e, na última semana (15 a 21), registrou 3.068 novos casos e 86 óbitos.

Tipos de testes
Existem dois tipos principais de testes: sorológicos rápidos – também chamados de "testes rápidos" porque dão resultados em 20 minutos e servem como primeiro filtro de detecção -, e testes moleculares, que levam cerca de duas horas para o resultado.

Os testes rápidos sorológicos, têm o objetivo de detectar anticorpos específicos contra a Covid-19 que o nosso organismo produz em resposta à infecção viral, visando controlar e eliminar tanto o vírus como células infectadas. Esses testes são indicados a partir do sétimo dia de doença e os resultados negativos não descartam o contato prévio com o vírus, que devem ser repetidos após uma semana para confirmação.

Já o teste molecular (PCR) detecta o material genético do vírus. Esse teste molecular deve ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de sintomas para aumentar a chance de detecção RNA viral e um teste negativo não descarta a infecção, apenas indica que naquele momento sua carga viral é indetectável.

NÚMEROS

3.068 novos casos foram registrados no período de uma semana
528.647 testes já foram realizados em todo MA
22.571 dos testes foram feitos no serviço de drive-thru
800 testes, em média, são realizados diariamente por cada serviço de drive-thru

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.