Como facilidade

Dispensada licitação pelo Ministério para compra de vacinas contra a Covid

Facilidade refere-se às vacinas Covaxin, da Índia, e Sputnik V, da Rússia; no total, serão disponibilizadas para a população 10 milhões de doses da Sputnik V e 20 milhões da Covaxin

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Vacina russa deve entrar na rotina de imunização brasileira
Vacina russa deve entrar na rotina de imunização brasileira (Sputnik)

Visando celeridade no processo de aquisição de lotes de vacina pelos estados, o Ministério da Saúde anunciou a dispensa de licitação para a compra dos imunizantes. A facilidade refere-se às vacinas Covaxin, da Índia, e Sputnik V, da Rússia. A compra, no entanto, ainda depende da aprovação para uso emergencial da Anvisa.

No total, serão disponibilizadas para a população 10 milhões de doses da Sputnik V e 20 milhões da Covaxin. As entregas devem começar em março, seguindo um cronograma padrão. Com relação à vacina Sputtnik V, serão disponibilizadas 400 mil doses em março, 2 milhões em abril e 7,6 milhões em maio, totalizando 10 milhões.

Quanto à vacina Covaxin, serão disponibilizadas 8 milhões em março, 8 milhões em abril e 4 milhões em maio, totalizando 20 milhões de doses. O investimento previsto é de R$ 639,6 milhões na vacina russa e R$ 1,614 bilhão na vacina da Índia.

Autorizações - No país, até o momento, a Anvisa autorizou somente o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, a CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac, que tem como parceiro no Brasil o Instituto Butantan, e a da AztraZeneca-Universidade de Oxford, cuja parceria brasileira é com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Brasil tornou-se, na última quinta-feira, o terceiro país do mundo a superar a marca de 10 milhões de infectados pelo vírus, juntando-se aos Estados Unidos e à Índia. Já em termos de mortes pela Covid-19, fica abaixo somente dos EUA.

Segundo dados do Ministério da Saúde até sexta-feira, o país contabilizava o total de 244.765 vítimas fatais da doença e 10.081.676 casos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.