Alternativo | Vídeo-performance

"Afresco de Outono" será apresentado nesta terça-feira (23)

Vídeo-performance dirigida por Áurea Maranhão integra exposição virtual no site do CCVM
22/02/2021
"Afresco de Outono" será apresentado  nesta terça-feira (23)Divulgação

São Luís- O Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM exibe, a partir de terça-feira (23), às 19h, a vídeo-performance Afresco de Outono, que faz parte da exposição homônima do poeta e artista plástico russo Evgeny Solomonovich Itskovich - ECI. A obra audiovisual tem no elenco os performers e músicos, Liubov, Evgeny e Maria Itskovich, esposa e filhos do poeta, e é dirigida por Áurea Maranhão.

"Afresco de Outono" convida o público ao pensamento sobre os ciclos da vida e da natureza, por meio do diálogo entre linguagens artísticas. Poesia, pintura, música e dança se misturam em uma narrativa que perpassa as memórias e experiências do artista e de sua família.

O processo de pesquisa e montagem do filme, dirigido por Áurea Maranhão, foi construído a partir do mergulho no poema e nas pinturas de Evgeny. “Quando trouxemos as obras para dentro da sala de ensaio, pudemos perceber como aquelas imagens se uniam ao poema e como o poema se traduzia nelas. Isso contribuiu para a elaboração do roteiro, além de facilitar profundamente o processo de criação dos performers, que conseguiram trazer, para o corpo, a emoção do poema”, conta Áurea.

A proposta de realizar a vídeo-performance veio do diretor e coordenador artístico do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM, Gabriel Gutierrez. “Produzir formas alternativas e experimentais para difusão de conteúdo é essencial para o contexto em que estamos vivendo. É necessário pensar os limites do audiovisual enquanto dispositivo, para poder extrapolá-lo e propor novas maneiras de fruição”, observa Gabriel.

Desde 2006, ECI vive em São Luís com sua família, onde fundou o Espaço Cultural Russo – ECI MuseuM, no Centro Histórico da cidade. ECI já expôs seus trabalhos na Galeria Fernando P., no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, no palacete Gentil Braga; e em Moscou, na Galeria do Kiselev e na Galeria Put Edinstiva.

O conteúdo completo da exposição está disponível no site do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM. Além desta programação, o CCVM continua com oficinas, cursos, mostras de cinema, rodas de conversas e outras ações educativas de forma virtual.

Serviço

O quê: Afresco de Outono – vídeo-performance

Quando: 23 de fevereiro de 2021, às 19h.

Onde: Canal do CCVM no YouTube: https://www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao

Informações: 98 98143 6143 |E-mail: comunicacao@ccv-ma.org.br

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte