Saúde

Ter saúde física, emocional e mental equilibradas é essencial para 2021

Esthela Oliveira, nutróloga e especialista em medicina integrativa dá dicas para ter um ano mais leve

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Aposte em técnicas que levem ao relaxamento.
Aposte em técnicas que levem ao relaxamento. (ar puro)

São Paulo - 2021 finalmente começou. O carnaval nos novos moldes já passou e chegou a hora de colocar as metas estabelecidas em prática. Após um dos anos mais desafiadores de todos os tempos, a médica Esthela Oliveira, especialista em nutrologia, conexão mente e corpo e medicina integrativa, explica como ter equilíbrio em todos os pilares da vida é essencial para 2021 ser mais leve.

"Manter a imunidade fortalecida é importante, mas também devemos valorizar pequenos momentos de relaxamento. Afinal, o estresse é um dos maiores males do século capaz de gerar desequilíbrio no organismo", destaca a médica.

Com isso em mente, a especialista traz quatro resoluções para que 2021 sejam um ano mais positivo e leve:

#1: Invista no autocuidado.

Esse é o lema para este ano . Olhar para si em todas as suas esferas: física, mental e emocional. Para isso, procure profissionais de saúde que já tenham esse olhar mais amplo, que saibam a importância de manter um sistema imunológico mais competente, que preze pela importância do sono no funcionamento do organismo, que consigam ensinar técnicas integrativas que facilitem o relaxamento do paciente.

#2: Reconheça que ser saudável não é estar livre de doença.

Entender que ser saudável é estar ao máximo equilibrado entre os principais pilares da saúde. Isso quer dizer que não adianta ter uma alimentação saudável, fazer atividade três vezes na semana, ter todos exames normais, mas viver cercado de pessoas tóxicas, em ambientes contaminantes.

#3: Aposte em técnicas que levem ao relaxamento.

Meditação, musicoterapia, respirar com consciência, dormir com qualidade, trabalhar a gratidão: Tudo isso impacta diretamente no funcionamento do organismo das pessoas. Comprovado cientificamente.

#4: Cultive bons relacionamentos.

Isso é fundamental! 2021 é o ano da reparação do desequilíbrio. "Acredito que será o ano de maior investimento na saúde como um todo, principalmente pela valorização do autocuidado", destaca Esthela Oliveira, que destaque a importância de manter um relacionamento saudável consigo. " Eu cuido dos outros, os outros cuidam de mim, porém, se eu não me autocuidar, a conta jamais fechará".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.