Infraestrutura

Passageiros se queixam da falta de abrigos em pontos de ônibus

Com início do período chuvoso, população se aglomera em paradas de ônibus para se proteger da água; em alguns pontos, por não ter abrigo, as pessoas ficam expostas

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Parada sem sinalização e abrigo dificulta a identificação e prejudica usuários de ônibus em dias de chuva
Parada sem sinalização e abrigo dificulta a identificação e prejudica usuários de ônibus em dias de chuva (parada sem abrigo)

São Luís –

Com o início do período chuvoso, a ausência de estrutura em paradas de ônibus passou a ser um dos maiores transtornos dos passageiros. Além de abrigos danificados, alguns, inclusive, não possuem estrutura e até mesmo sinalização, expondo os usuários de coletivos à chuva.

No bairro Renascença, próximo ao retorno da Polícia Militar, as paradas em frente a imóveis comerciais, nos dois sentidos, não possuem estruturas ou sinalização. Além do costume de ver ônibus parando no local, a única outra forma do passageiro reconhecer o local, é por meio de aplicativos que mapeiam as paradas de ônibus da cidade. No local, para se proteger da chuva, usuários de coletivos precisam entrar nos imóveis comerciais e torcer para que os motoristas consigam os enxergar, além do ponto, para fazer a parada.

“Fico todos os dias aqui e é muito difícil para os passageiros. Alguns, às vezes, até perdem o ônibus por não saberem que aqui é a parada, já que não tem nenhuma sinalização, e nos dias de chuva é pior. O pessoal tem que ficar abrigado ali dentro e correr para conseguir pegar o transporte. Sem falar que é muita gente junta num espacinho pequeno, para não ficar na água. Acaba tendo aglomeração”, contou Cenilson Araújo, usuário de transporte e dono de barraca de comida em frente a parada.

Diana Ribeiro, cuidadora, também relata problemas na hora de pegar ônibus durante esse período, para ela, uma das preocupações tem sido o risco de gripes durante a pandemia, devido as aglomerações causadas pelas chuvas. “Tem sido complicado. Nós temos que nos amontoar nos pequenos espaços cobertos, quando tem, e é um risco. Sem falar que ficamos pegando essa chuvarada toda e depois entramos em ônibus cheios, o que me deixa preocupada, principalmente nesse momento de pandemia”, relatou a cuidadora. Em outros pontos da cidade, como em frente ao shopping Tropical, apesar de novos, eles apresentam danos na estrutura além de pichações e marcas de vandalismo.

Em nota, a Secretária Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que já fez a substituição de várias paradas de ônibus antigas por novas, que contam com estrutura e formatos diferenciados para atender aos usuários, oferecendo cobertura e melhor acessibilidade. O órgão ainda ressaltou que possui o mapeamento das condições de todos os pontos e locais dos abrigos na cidade e segue com o cronograma de instalação na cidade.

Aumento de frota
Outra medida para evitar aglomerações foi o aumento da frota de ônibus durante os horários de pico em São Luís. “Quanto aos ônibus, a frota nos horários de pico, compreendidos entre 6h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 20h, em São Luís, tem sido estendida para atender aos passageiros que utilizam o transporte urbano da capital. No total, 30 ônibus estão sendo inseridos, diariamente, nas linhas cuja demanda é maior, conforme levantamento realizado pela secretaria, totalizando 670 coletivos circulando durante os horários de pico”, é ressaltado em nota.

Higienização
A secretaria também informou que está sendo realizada uma fiscalização nas garagens, desde às 4h, para verificar o quantitativo da frota e as condições de higienização dos ônibus, que é feita também nos terminais, das 9h às 11h e das 13h às 16h, todos os dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.