Reforma Administrativa

Flávio Dino anuncia mudança no Detran e fortalece o PDT

Chefe do Executivo anunciou o ex-prefeito da cidade de Codó, Francisco Nagib, como novo diretor-geral do órgão; Larissa Abdalla vai para a Sedes

''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Francisco Nagib)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PCdoB) deu continuidade à reforma administrativa no primeiro escalão proposta desde o fim de 2020 e anunciou na última sexta-feira mudança no comando do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

O ex-prefeito da cidade de Codó, Francisco Nagib (PDT) assumiu a direção do órgão no lugar da então diretora, Larissa Abdalla. Abdalla, por sua vez, foi deslocada para a função de subsecretária de Desenvolvimento Social.

“O administrador Francisco Nagib, ex-prefeito de Codó, assumirá o cargo de diretor-geral do Detran. Larissa Abdalla, que fez ótimo trabalho, será subsecretária de Desenvolvimento Social”, escreveu o comunista em seu perfil em rede social.

Nagib pertence ao PDT, que com a mudança, permanece fortalecido dentro do Governo do Estado. Presidente estadual da sigla, o senador Weverton Rocha, falou sobre a mudança. “Desejo sucesso ao companheiro pedetista Francisco Nagib, que assume a direção do Detran no lugar de Larissa Abdalla - que fez um grande trabalho no órgão -. Sucesso também para Larissa na sua nova função de subsecretária de Desenvolvimento Social. Competência os dois têm de sobra”, disse Weverton Rocha. Mudanças

Esta foi a quinta mudança na estrutura do primeiro escalão do Governo do Estado. No dia 12 de janeiro deste ano Flávio Dino empossou os novos secretários da Agricultura Familiar (SAF), Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) e Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) em solenidade no Palácio dos Leões.

Posse

Na ocasião, os deputados federais Márcio Jerry e Rubens Júnior, ambos do PCdoB, assumiram respectivamente, a Secid e a Secretaria de Articulação Política. Rodrigo Lago passou a ser titular da SAF e Júlio Mendonça, o chefe da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). Depois disso, no dia 25 de janeiro,

Flávio Dino também mudou o comando da Secretaria de Estado da Comunicação. Ele anunciou para o cargo o jornalista Ricardo Cappelli. “Um remanejamento normal. Iniciamos um novo momento, com novas metas, e nada mais justo que dar oportunidade a esses secretários que são competentes e já conhecem a linha do governador, que é de trabalho e de entrega de resultados”, ressaltou na ocasião das mudanças, o vice-governador Carlos Brandão..

Dino prometeu intensificar reforma administrativa em janeiro

Logo após anunciar as primeiras mudanças na estrutura do primeiro escalão do Governo do Estado, no dia 11 de janeiro, o governador Flávio Dino (PCdoB) prometeu intensificar a reforma administrativa até o dia 30 daquele mês.

“Hoje teremos a posse dos novos secretários Márcio Jerry (Cidades), Rubens Júnior (Articulação Política) e Rodrigo Lago (Agricultura Familiar). Até o dia 30 de janeiro teremos novas mudanças”, escreveu naquela oportunidade em seu perfil em rede social. Ocorre que, depois disso,

Dino anunciou somente a mudança no comando da Comunicação e na última sexta-feira, no Detran. A reforma administrativa não avançou como o chefe do Executivo havia prometido e siglas como Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, ainda não foram contemplados com espaços nesse novo ciclo. Em dezembro do ano passado em entrevista ao jornalista Clóvis Cabalau, do quadro ‘Bastidores’ no Bom Dia Mirante, da TV Mirante, Dino revelou que havia iniciado conversas com lideranças do seu grupo político para reparar o racha provocado na ocasião da disputa do segundo turno na eleição municipal entre o senador Weverton Rocha e o vice-governador Carlos Brandão.

Ele disse que o objetivo era articular a manutenção de unidade no grupo. Essa articulação passa pela reforma administrativa, com o reposicionamento de siglas. “Estou fazendo um esforço agora de diálogo com todos os partidos que nos apoiam para manter o máximo possível essa aliança unida”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.