Pandemia

24° BIS higieniza o Terminal da BR-135, no Distrito Industrial

Esta é a nona ação de limpeza em órgãos públicos e escolas que o Batalhão realiza em 2021

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Ação do 24º BIS foi realizada no terminal do Distrito Industrial
Ação do 24º BIS foi realizada no terminal do Distrito Industrial (higienização 24ºBIS)

São Luís – O 24° Batalhão de Infantaria de Selva (24° BIS) – prosseguindo com as ações estabelecidas pelo Comando Conjunto Norte, quanto ao controle da pandemia da Covid-19 –, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realizou, nesta sexta-feira, 19, higienização no Terminal de Integração Distrito Industrial, no bairro Maracanã. Soldados do 24° BIS vêm fazendo esse trabalho de desinfecção, desde o início da pandemia, no ano passado, no entanto, esta foi a primeira vez no terminal industrial.

Equipe chegou ao terminal com dois caminhões militares e um caminhão-pipa, e em poucos minutos, iniciou o processo de higienização do local. A gerente do terminal, Marília Trindade, explicou que a limpeza não atrapalhou a rotina do lugar. Ela também falou sobre a organização da ação.

“O contato [do 24° BIS] foi feito inicialmente com a gerência do terminal da Praia Grande, já que o Consórcio Central é o mesmo que administra aqui. Então, eles perguntaram se tínhamos interesse na higienização, e claro que a SMTT permitiu. É algo de benefício para a população, nesse contexto de pandemia”, ressaltou a gerente.

Trabalho contínuo
Somente em 2021, os militares já fizeram nove trabalhos de desinfecção, contando órgãos públicos e escolas. O Capitão Mota, oficial de operações do 24° BIS, esteve no terminal durante a limpeza e, segundo o oficial, as instituições têm buscado o Batalhão procurando esse tipo de ação. “O Exército, por meio do Conjunto Norte, está executando diversas ações nesse sentido. A ideia, realmente, é preservar a vida do cidadão maranhense, principalmente aqui na cidade de São Luís”, frisou.

O Capitão comentou que, além dos terminais de integração, escolas, igrejas e hospitais também estão atrás do serviço de higienização do exército. “Nós estamos à disposição, a ideia é prevenir para que a gente não tenha aumento nos casos, queremos antecipar os fatos”, esclareceu.

Passageiros
Eriklene Costa, microempreendedora que trabalha no terminal, afirmou que a limpeza é de muita importância para os usuários do terminal. “Porque aqui é um lugar que todo tempo tem gente descendo, subindo passageiro e até então ninguém sabe quem tem ou deixa de ter [Covid-19], então já serve muito pra gente, para o cuidado, para evitar que a gente se contamine.

A limpeza foi rápida e durou menos de 1h, mas alcançou todos os locais do terminal, no primeiro momento, os passageiros foram remanejados para a plataforma dois, deixando a plataforma um livre para o recebimento dos produtos, oito soldados vestindo roupas especiais percorreram toda a extensão da plataforma e aplicaram a substância responsável por desinfectar as superfícies.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.