COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O SECRETÁRIO de Educação do Estado, Felipe Camarão, e o Vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, no evento “Escola Digna, Pacto pela Aprendizagem”, em Caxias. Na pauta das discussões, os desafios da educação com a pandemia. Paulo Marinho Júnior, quando Deputado Federal, consolidou no Congresso Nacional a aprovação do Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), um momento histórico do País, com a constitucionalização de uma política debatida democraticamente ao longo de três anos, com foco na redução de desigualdades e com novos incentivos ao avanço dos indicadores de qualidade educacional. Um extraordinário avanço para a Educação e para o Brasil
O SECRETÁRIO de Educação do Estado, Felipe Camarão, e o Vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, no evento “Escola Digna, Pacto pela Aprendizagem”, em Caxias. Na pauta das discussões, os desafios da educação com a pandemia. Paulo Marinho Júnior, quando Deputado Federal, consolidou no Congresso Nacional a aprovação do Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), um momento histórico do País, com a constitucionalização de uma política debatida democraticamente ao longo de três anos, com foco na redução de desigualdades e com novos incentivos ao avanço dos indicadores de qualidade educacional. Um extraordinário avanço para a Educação e para o Brasil
PUBLICITÁRIA Brenda Mourão em ensaio fotográfico realizado dentro de uma feira em São Luís
PUBLICITÁRIA Brenda Mourão em ensaio fotográfico realizado dentro de uma feira em São Luís

Quem paga a conta
Alerta de um renomado professor de Economia: “Os equívocos na implementação de um programa eficaz de vacinação contra a covid-19 diminuíram as
chances de recuperação mais robusta no setor produtivo”.

Para complicar, a antecipação da agenda eleitoral de 2022 e a falta de alternativas que evitem o atual cenário de polarização criam mais incertezas para a economia. E, em consequência, inibem investimentos.

Sem uma inflexão favorável ao ambiente de negócios, o economista prevê que as taxas de desemprego continuarão elevadas no país em 2021.

Reconstrução da confiança
O Maranhão tem como sair mais competitivo da pandemia. A chave é a reconstrução da confiança entre os maranhenses.

Essa confiança não significa concordar com a integralidade do que é apresentado.

O que é preciso é a criação de um ambiente de escuta do outro, como forma de romper barreiras de ideologias polarizadas.

Plano de imunização
O governador Flávio Dino participou de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores, para tratar do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Durante a reunião, o ministro apresentou um cronograma de entrega e de quantidades de vacinas a serem distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Até 31 de julho, o Ministério da Saúde distribuirá 230 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para os estados.

Plano de imunização 2
O Instituto Butantan (Sinovac), Fiocruz (AstraZeneca), União Química (Sputnik) e Precisa (Bharat Biotech) serão os fornecedores.

Para a próxima semana, é esperada a liberação de novas doses produzidas pelo Instituto Butantan. O quantitativo, no entanto, não foi informado.

Show virtual
O cantor, produtor e compositor Tutuca Viana encerra a turnê nacional “Avessa Manhã” com show virtual a ser realizado nesta sexta-feira.

A transmissão ocorrerá pelo canal oficial do artista no YouTube, às 21h.

O show, inédito, foi gravado em janeiro, no Teatro João do Vale, com a participação especial de Leonardo Viana e banda formada por Israel Dantas, Fofo Black, Davi Oliveira e Renato Serra.

No repertório, faixas do novo disco, “Avessa Manhã”, e músicas que marcaram a carreira de Tutuca Viana.

Vem aí o Censo 2021
Foram abertas 691 vagas para agentes censitários supervisores e 5.133 para agentes recenseados do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), visando à realização do Censo Demográfico 2021 no Maranhão, com salários de até R$ 2.100. As provas objetivas serão aplicadas presencialmente
no dia 18 de abril. Para recenseadores, as provas serão também presenciais, em 25 de abril, seguindo os protocolo sanitários de prevenção à Covid-19.

TRIVIAL VARIADO
A Associação Comercial do Maranhão tem promovido uma série de iniciativas com foco na sustentabilidade e fomento dos negócios. O resultado das ações está
superando as expectativas da entidade, a exemplo do curso “Planejamento e controle financeiro empresarial - Mantenha a empresa equilibrada”, a ser realizado nos dias 3 e 4 de março e que já está com a primeira turma fechada.

Visando garantir o direito à informação dos consumidores, o Procon notificou a companhia aérea Latam. O órgão determinou que a empresa faça ampla divulgação das mudanças de regras para embarques em voos anunciados pela operadora. Entre as mudanças está a restrição de alguns tipos de máscara no embarque de passageiros.

Estudantes da primeira série do ensino médio de escolas da rede integral de ensino do Maranhão participam, até o dia 24, de avaliação diagnóstica com intuito de identificar a aprendizagem e apontar ações que deverão ser executadas no primeiro semestre de 2021. Essa é a primeira etapa da aplicação, realizada em 31 Centros Educa Mais e 19 Iemas.

O fim de semana promete fortes emoções pela segunda edição da Copa Interbairros de Futebol 7. Isto porque serão conhecidos os times finalistas das três categorias em disputa. Tanto amanhã quanto domingo, a rodada terá início às 8h. Todas as partidas decisivas ocorrerão no campo da A&D Eventos, no Turu.

Novos cursos de qualificação profissional foram oferecidos a trabalhadores informais do Centro Histórico de São Luís, no Ceprama. A ação integra o Projeto de Ordenamento da Praia Grande, em parceria com a Blitz Urbana.

O Centro Cultural Vale Maranhão exibirá a segunda sessão da Mostra de Cinema Moventes, intitulada “Dançar a cidade”, na noite desta sexta-feira.
Os filmes exibidos retratam experiências de ocupação da cidade, onde a dança aparece para criar encontros com o passado colonial e, ao mesmo tempo, produzir paisagens de resistência.

A vida de Britney Spears deverá virar documentário da Netflix. O documentário será comandado pelo especialista em documentários de crimes reais Erin Lee Carr. A princípio, não há um posicionamento sobre data de estreia.

DE RELANCE
Contratação de travestis

Não é fake news como possa parecer à primeira vista: está protocolado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 144/21 do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) obrigando as empresas com mais de 100 empregados que gozem de incentivos fiscais, participem de licitação ou que mantenham contrato ou convênio com o Poder Público Federal contratem pessoas autodeclaradas travestis e transexuais na proporção de, no mínimo, 3% do total de seus empregados. As empresas que descumprirem essa determinação, ficarão sujeitas à perda dos incentivos fiscais ou à rescisão do contrato ou convênio com órgãos públicos.

Chuva e problemas
A chegada do período chuvoso em São Luís é sempre uma dor de cabeça para o poder público. É que as precipitações pioram a situação das deformações no asfalto de várias ruas e avenidas. Na última quarta-feira, uma cratera na Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo à Assembleia Legislativa, prejudicou vários condutores de veículos. À noite, pelos menos três carros tiveram problemas, ao mesmo tempo, depois de passar sobre o buraco.

Chuva e problemas 2
Pior ainda é o cenário no Centro Histórico de São Luís, onde mais de 50 casarões correm o risco de desabar e a situação se agrava rapidamente. No ano passado, a quantidade de imóveis históricos prestes a desabar era 152, sendo 14 deles incluídos na categoria de risco elevado, conforme divulgou a Defesa Civil.

Vacinação suspensa
Está suspensa, temporariamente, a vacinação contra aCovid-19 para os idosos que estavam sendo imunizados no sistema drive thru, na Universidade Federal do Maranhão, na Avenida dos Portugueses. A Prefeitura de São Luís informou que, até o envio de novas doses da vacina contra o novo coronavírus, apenas os idosos acamados poderão receber a segunda dose do imunizante.

Recurso de emenda
O sempre atuante deputado estadual Duarte Jr. destinou recursos no valor de 1 milhão e 500 mil reais à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, para a realização de obras de pavimentação em São Luís e outros municípios da Grande Ilha. Além da capital, foram contemplados Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O recurso será empregado na pavimentação de ruas e construção de praças e quadras esportivas com mão de obra carcerária.

“Final Feliz”
O cantor e compositor maranhense Jesus Lumma lançará, no dia 26 de fevereiro, em todas as plataformas digitais, a canção “Final Feliz”. O novo single, que preserva a mistura de ritmos, e junta música clássica com a eletrônica, foi gravado no Estúdio Araruna, em Joinville, cidade onde o artista já reside há 10 anos. O clipe da canção será lançado no dia 5 de março. A canção, que tem produção, violinos e pianos do multi-instrumentista Gabriell Vieira, músico premiado como melhor instrumentista pelo Festival de Música Avaré, em São Paulo, traz reflexões sobre relacionamentos tóxicos.

Higienização do terminal
Dando prosseguimento às ações estabelecidas pelo Comando Conjunto Norte, dentro do contexto do controle da pandemia do novo coronavírus, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva realiza, hoje, ações de higienização do Terminal de Integração Distrito Industrial, na capital maranhense. A atividade tem por finalidade proporcionar aos funcionários e demais usuários do terminal um ambiente ainda mais protegido.

Saída do isolamento
Muitos dos idosos vistos na fila de vacinação estão saindo às ruas pela primeira vez depois de quase um ano de isolamento. Prefeitos recém empossados e reeleitos, assim como empresas que atuam no transporte coletivo, por exemplo, perderam a oportunidade de caprichar mais no acolhimento a esse público. Em alguns municípios, teve música ao vivo e pessoas que se prontificaram a conduzir quem não dispõe de condução, mas é pouco. De maneira geral, sobrou burocracia e faltou criatividade.

Para escrever na pedra:
“O coração delicado sofre menos das feridas que recebe do que das que faz”. Sabedoria se Santo Agostinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.